associacao-guadalupe

Cuidados após descobrir a gestação:

Descobri recentemente uma gravidez, e agora o que devo fazer?

Como já comentamos em nosso Blog , a descoberta de uma gestação pode ser motivo de muita alegria para quem planejava, entretanto ainda a considerar o mix de sentimentos vividos pela mamãe, pela família e pelo casal. Mas, calma é muito importante que neste momento a saúde física e mental seja equilibrada e estabilizada para não interferir em nada e sempre ter bons resultados e uma gravidez tranquila.

Nesse artigo você pode encontrar as dicas necessárias para te guiar e tranquilizar nessa fase mágica que é ser mãe. Vamos lá!

Qual o primeiro passo depois que descobre a gravidez?

O primeiro passo é fazer o exame de sangue, o Beta HCG, para confirmar a gestação. Aqui uma dica: faça o Beta HCG quantitativo e não o qualitativo. O qualitativo só diz se você está grávida ou não, já o quantitativo mostra a quantidade de hormônios presente no sangue, o que permite saber a idade gestacional.

Procure um médico

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom que a primeira recomendação seja de um médico especialista, o mesmo vai permanecer contigo até o final da gestação, provavelmente estará com você no parto. Acompanha o desenvolvimento da gestação e do bebê. Inclusive tem-se o pré -natal, um processo muito importante e indispensável em uma gravidez.

Alimentação saudável

Agora  tem um bebê dentro de você, precisa pensar nos alimentos certos na hora das refeições para seguir uma gestação saudável e sem problemas de saúde futuros, se possível marcar também um nutricionista para te proporcionar refeições diversificadas e deliciosas.

Em alguns casos se necessário indicam às mamães a tomarem ácido fólico,e alguns outros suplementos como ômega 3, ácido fólico, vitamina D e ferro. Lembrando- não tome nada sem a prescrição de um médico especialista.

Muitas mamães ficam com dúvida na hora de montar o cardápio ideal e saudável para ela e para seu bebê, então pesquisei alguns alimentos ricos em proteínas e nutrientes, vamos lá?

  1. Chocolate

O chocolate pode ser consumido, desde que com moderação. A quantidade de cafeína presente nele não é suficiente para fazer mal — e alguns estudos ainda mostram que o chocolate, principalmente o meio-amargo, previne complicações na gravidez. Mas, consumir chocolate em excesso pode causar azia e enjoo, por isso, tenha sempre bom senso.

O consumo recomendado para uma grávida saudável é de, no máximo, 30 gramas por dia (ou seja, mais ou menos um bombom). As gestantes com sobrepeso ou diabetes gestacional devem evitá-lo ao máximo, já que o doce contém altos níveis de açúcar e gordura.

  1. Carboidratos

Os carboidratos refinados, ou seja, os alimentos brancos como arroz, açúcar e farinha de trigo, não precisam ser cortados da sua dieta, mas exigem atenção quanto ao seu consumo.

Eles devem representar metade da alimentação de uma gestante. Então, prefira as versões integrais de pães e massas que são ricos em fibras e ajudam na digestão.

O sistema digestivo das gestantes já é naturalmente mais preguiçoso, e consumir uma alta quantidade de carboidratos refinados não ajuda em nada (e ainda pode piorar a situação).

  1. Leite e derivados

Para que o bebê consiga desenvolver dentes e ossos saudáveis, é fundamental que a mãe consuma alimentos ricos em cálcio, entre eles, o leite e seus derivados. Mas é preciso cuidado para não ingerir micro-organismos que afetam o desenvolvimento da gestação.

Aqui, a palavra de ordem é pasteurização. Queijos importados — como brie, roquefort e camembert — são moles e úmidos, o que abre espaço para o desenvolvimento de bactérias.

Opte por marcas que produzem queijo a partir de leite pasteurizado e que sigam todas as etapas de controle de higiene para evitar contaminação. Isso garante que o consumo seja seguro para gestantes.

  1. Chás

Diferentes tipos de chá podem ser consumidos pelas futuras mães, porém, sempre com atenção para evitar algumas ervas.

Chás que contém altos níveis de cafeína e o chá de canela devem ficar de fora da dieta ou serem consumidos o mínimo de vezes possível. Já os chás de frutas, camomila, erva-doce e hortelã são ótimos para as gestantes e podem ser consumidos sem medo.

Prefira fazer os chás com plantas caseiras ou com ervas frescas. Os chás que são uma mistura de diferentes ervas merecem uma atenção maior para o rótulo, pois podem conter essas ervas que devem ser evitadas.

Movimente-se (com moderação)

Ao contrário do que muitos dizem que grávidas não podem praticar exercícios físicos, elas devem e é super aprovado que a mamãe pratique sim. Claro, não com tanta intensidade e exagero como qualquer outra pessoa não grávida. Opte por exercícios leves, tal ação só trará benefícios para você e seu bebê.

Alguns exercícios recomendados são:

  • Caminhada,
  • Corrida leve;
  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Bicicleta ergometrica;
  • Alongamentos;
  • Musculação leve.

Desde que tudo tenha um acompanhamento médico e seja levado de forma leve e calma, os exercícios são uma ótima opção para o bem-estar da mãe e do bebê.

Cuide da saúde mental

Como eu disse no início, o momento da descoberta traz muitas sensações, sentimentos, deixando a gestante um pouco ansiosa, após o nascimento também. Portanto é aconselhável que você crie uma rede de apoio- pessoas que te amem, que te ajudem e apoiem durante e após a gestação, é fundamental para a saúde mental.

Psicoterapia é o nome de um tratamento indicado para momentos após o parto e até puerpério, ajudando que a mulher lide com suas alterações de humor, adaptação à nova rotina e questões relacionadas à auto estima.

Você conhece a Associação Guadalupe?

A Associação Guadalupe oferece o Projeto Futuras Mães, que tem por objetivo cuidar de gestantes que vivem em condições sociais e emocionais desfavoráveis. Estas mulheres recebem assessoria de uma equipe multiprofissional, bem como palestras sobre o melhor cuidado para o bebê, aleitamento materno, sustentabilidade e outros tópicos.

A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consiste em oferecer acolhimento integral transitório às gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.

Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.

Te convido a conhecer nosso Blog  temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos da maternidade.