associacao-guadalupe

Andador: quando apresentá-lo ao meu bebê?

Dando um fim na nossa série sobre enxoval, hoje vamos falar sobre outra dúvida que norteia o mundo da maternidade: o uso do andador!! Afinal, usar ou não usar com o meu bebê? Quais os efeitos dele? É recomendado? Calma coração de mãe, vamos esclarecer essa e outras dúvidas acerca do uso do andador.

É recomendado o uso do andador?

Especialistas não recomendam o uso do andador e apresentam 3 razões pra você nunca usar esse equipamento com seu bebê. Vejamos:

Razão 1: risco de acidentes

Em torno desse assunto a muitas controvérsias e opiniões, os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria afirmam que o esqueleto dos bebês não é forte o suficiente para ficarem em pé ou formarem um movimento, ainda estão em desenvolvimento. 

Os mesmos continuam a afirmar: se houver uma queda do andador a criança pode se ferir gravemente, visto que os ossos do crânio não estão fechados totalmente por conta do desenvolvimento. Dessa forma, essa é uma das razões para contraindicar o uso do andador.

Razão 2: a criança anda mais tarde

Em alguns países os conselhos de pediatria trabalham incansavelmente para proibir a comercialização do andador infantil, um exemplo de vitória é o Canadá, lá a venda de andador infantil é proibida. 

O senso comum diz que esse equipamento acelera o processo de andar da criança, os estudos provam o contrário, isso porque quando colocamos a criança que não sabe andar no andador ela deixa de fortalecer os tendões e os músculos que possibilita a criança dar os primeiros passos sozinha. 

Razão 3: não conseguem administrar a “liberdade”

Algumas mamães e papais acreditam que quando o bebê experimenta o andador, experimenta também a liberdade. Do ponto de vista dos especialistas, essa liberdade é falsa, isso porque na idade em que estão não têm maturidade para administrar liberdade. Eles precisam ser supervisionados o tempo todo para que cresçam saudáveis e seguros.

Como substituir o andador? 

Vimos as contraindicações dos especialistas, assim sendo podemos substituir esse equipamento por outras formas de estimular seu bebê a andar. Vamos ver:

Ambiente favorável:

O andador pula fases dos bebês, exemplo disso é o engatinhar, quando a criança vai para o andador ela perde o interesse pelo engatinhar e descobrir o mundo sozinha. Então, para que isso não aconteça o ideal é criar um ambiente favorável com os brinquedos favoritos dela (e) e deixar que vão atrás do que os interessa.

O objetivo é estimular o interesse, a descoberta e autonomia do bebê em ir atrás de seus brinquedos prediletos.

Ande pela casa segurando as mãozinhas:

Essa dica é muito boa!! Você pode participar desse momento com seu bebê e se emocionar junto. Aqui vocês podem explorar a casa, o jardim ou o quintal incentivando que seu bebê dê os primeiros passos, um de cada vez.

Transmita segurança:

Seu bebê vai cair  bastante, e tá tudo bem! Faz parte do processo, mas aí vem a importância da mamãe ou papai passar confiança e segurança ao bebê, sem deixar que ele (a) se assuste e fique com medo depois. Caiu? Está tudo bem, vamos tentar de novo.

O que esperar de um bebe de 07 meses?

Chegando ao fim dos esclarecimentos das dúvidas acerca do andador, vamos percorrer um pouco sobre os “afazeres” de um bebê de 07 meses. Normalmente, existem papais que colocam seus bebês para usar o andador nessa idade, e isso está errado, e nós sabemos o porquê.

Desenvolvimento do bebê de sete meses:

Em todas as idades dos bebês e crianças a um nível de desenvolvimento, com sete meses os bebês já:

  • sentam sozinhos;
  • engatinham;
  • se conhecem;
  • conhece seus responsáveis; 
  • emite os primeiros sons;
  • saem os primeiros dentinhos.

Esse processo de desenvolvimento é lindo de acompanhar, mas infelizmente algumas etapas podem ser puladas e não vivenciadas, como o uso do andador precoce, permitindo que o bebê não engatinhe.

Essa fase é de autonomia e conhecimento, o bebê está conhecendo o mundo e tudo o que é capaz de fazer, devemos ser facilitadores desse processo.

Qual a idade certa pra colocar o bebê no andador? 

Falamos dos contras de colocar seu bebê no andador e como incentivar o andar sem o uso desse equipamento, mas sabemos que nem todos concordam com essa ideia, então uma das dúvidas é com qual idade posso colocar meu bebê no andador? Apesar dos pesares, a idade ideal para colocar o bebê no andador é de 09 meses.
Aqui no Blog falamos sobre o mundo da maternidade, todos os perrengues, conquistas e desenvolvimento dos bebês. Também auxiliamos mamães e gestantes em situações carentes, com cursos profissionalizantes e projetos para capacitá-las e se manterem dentro da comunidade. Caso queira nos conhecer é só clicar aqui Associação Guadalupe. Até a próxima matéria!!