Cercadinho para bebê: usar ou não usar?

Conforme os bebês crescem, as mamães procuram recursos para deixá-los mais “soltos” para criarem certa independência e autonomia, lá no Blog – Associação Guadalupe falamos sobre o tapete de atividades que já pode ser usado pelo bebês a partir do  segundo mês de vida.

Cercadinho: vale a pena usar ?

Segundo, os pediatras “O cercadinho pode ser usado a partir do momento que o bebê engatinha para evitar que ele acesse locais perigosos, em que haja quinas ou objetos cortantes, por exemplo. Os pequenos atingem essa etapa do desenvolvimento, geralmente, a partir dos sete meses.”

O uso do cercadinho é seguro, porém não pode substituir os momentos de engatinhar do bebê e exploração do mundo ao seu redor.

Na hora de escolher o produto, o pediatra recomenda os modelos de nylon, por serem mais leves e diminuírem o risco de acidentes, e que tenham bordas acolchoadas. “Certifique-se de que o cercadinho tem o selo de aprovação do Inmetro e que não há bordas cortantes ou parafusos de metal visíveis”, explica. Observe também o peso máximo que o produto suporta, se ele é dobrável ou não e se possui regulagem de altura.

Prós e contras do cercadinho

Espaço limitado:

Há quem diga que o chiqueirinho pode prejudicar o desenvolvimento sensório motor do bebê. Na realidade, qualquer limitação de espaço e de movimentação pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Seja esta limitação na cama, no berço ou no cercado.

Além de não deixar o bebê no cercado por longos períodos, é imprescindível que o bebê receba estímulos ao seu desenvolvimento.

Dicas para seu bebê se adaptar ao cercadinho:

Escolha uma hora do dia em que ele esteja disposto, queira brincar e esteja alerta. Se você colocá-lo lá quando ele estiver com sono ou com fome, provavelmente ele não gostará nada. Com o bebê alegre e disposto, fica mais fácil a adaptação.

Fale de maneira assertiva e animada sobre o chiqueirinho e conte para ele que aquele é o novo espaço dele. Pode parecer bobo, mas não é. Mesmo que o bebê não entenda suas palavras, ele entenderá que é algo bom e ficará interessado, porque ele sentirá isso por meio do seu tom de voz e da sua postura. E é isso que você quer: que ele curta o novo espaço dele, certo?

Vá mostrando todos os detalhes do cercado e coloque os brinquedos favoritos dele lá dentro. Não exagere na quantidade de brinquedos, pois o espaço é pequeno e o bebê deve se sentir aberto à descobri-lo.

Deixe que o bebê vá se aproximando, que vá tocando o cercado e convide-o para entrar. Quando colocá-lo lá dentro, brinque com ele usando seus brinquedos e converse com ele até que ele se sinta mais seguro.

Faça isso nas primeiras vezes que for colocá-lo lá. Chegará uma hora que seja natural para ele. Pode ser até que ele peça para ir lá, quando quiser brincar.

Melhores cercadinhos para seu bebê:

Cercado My Place – Safety 1st

Para acertar na escolha e comprar um chiqueirinho para bebê seguro, de qualidade e versátil, a nossa primeira indicação é o Cercado My Place da Safety 1st. Afinal, ele possui um design exclusivo de octógono, que deixa a área mais espaçosa e é portátil, sendo fácil para abrir, fechar e transportar.

As telas laterais são confeccionadas em nylon e poliéster, o que permite boa qualidade e utilização prolongada sem danos. E em uma nas laterais há uma portinha com fechamento por zíper, o que facilita o acesso aos pais e até deixa a criança sair e entrar se já estiver engatinhando.

Cercado Ici – Kiddo

Se a preferência da sua família é por um chiqueirinho espaçoso, mas ideal para ficar somente em ambientes internos sem a necessidade de transporte, uma boa sugestão é o chiqueirinho Cercado Ici – Kiddo.

Esse modelo possui o formato redondo, permitindo que o bebê desfrute de todo o espaço. E em toda a volta há telas que facilitam tanto a visualização como a ventilação, estimulando brincadeiras tranquilas e confortáveis.

Em uma das telas laterais há um zíper que facilita o acesso caso o bebê já esteja engatinhando. E ela possui 1,34 m de diâmetro com 71 cm de altura, permitindo que bebês até 2 anos usem sem riscos de pular pelas laterais, o que pode resultar em acidentes.