O que não comprar para o enxoval do bebê?

De fato a chegada de um novo membro na família  traz muita ansiedade e novas emoções, tudo tende a ser preparado para recebê-lo (a), por isso toda mamãe passa pelo momento de preparar o enxoval do seu bebê.

Aqui no Blog – Associação Guadalupe, já falamos sobre como montar o quarto do bebê gastando pouco  e alguns itens que não podemos esquecer de incluir no enxoval.

Você pode acompanhar todos os textos dessa série aqui Associação Guadalupe, pois aqui temos a missão de guiar e orientar as mamães e aquelas que estão gestantes.

Hoje vamos viajar pelas dúvidas mais comuns que as mamães têm na hora de preparar o enxoval e o que não incluir nesse momento, vamos ver se é tua dúvida também? Acompanha aí!

Por que fazer enxoval?

Como eu disse no início, a chegada de um novo bebê traz muitas emoções e o enxoval nada mais é que a preparação para recebê-lo, nesse pequeno nome há muito preparo e itens pensados e organizados para melhor amparar o bebê.

O que não vale a pena comprar no enxoval?

Muitas pesquisas afirmam que comprar roupinhas para recém-nascidos não é o ideal, visto que eles crescem muito rápido e perdem a maioria das roupas. O embasamento das pesquisas é em itens que serão usados poucas vezes ou “quase nunca”.

Outro exemplo, é o uso de cama e banho, muitos papais e mamães apostam em decoração de cama cheio de “fru fru” ou melhor dizendo, algo muito fofo, realmente tudo isso é muito bonito, mas, perigoso.

Segundo a Academia Americana de Pediatria, os artigos de cama como lençóis, mosqueteiros, protetores de berço e travesseiros são contraindicados por perigo da criança afundar.

Baseado em experiências pessoais, uma mãe também orienta: não se preocupe em estocar perfumes, colônias e sapatos, para os sapatos é a mesma orientação das roupinhas- seu bebê vai crescer rapidamente, e quando menos imaginar vai perder todos os calçados.

Sobre os perfumes e colônias, é muito arriscado o uso dessas colônias em um recém-nascido, ele (a) pode ser alérgico, então opte por sabonetes neutros onde o cheirinho é mais suave e menos perigoso para o bebê.

05 dúvidas comuns na hora de montar o enxoval do bebê:

Levando em consideração nossa matéria Como montar o quarto do seu bebê gastando pouco? vamos tratar de algumas dúvidas do ponto de vista financeiro, vamos lá!!

1. Vale a pena comprar o enxoval no exterior?

Minha resposta para esse item é NÃO, antes de começarmos essa sessão de dúvidas, observamos que o básico funciona e que não é necessário investir muito e muito menos estocar produtos, visto que os bebês crescem e perdem tudo.

Comprar no exterior não vale a pena, pois os gastos são gigantescos com passagens, hospedagens e deslocamentos.

1. O que considerar ao decorar o quarto?

Em nosso Blog falamos sobre como gastar pouco na hora de decorar o quarto e alguns cuidados que devemos ter com o quarto do bebê, então vou deixar você- caro leitor ou leitora com gostinho de “quero mais” e ir ver o que escrevi lá.

1. Como guardar o enxoval do bebê?

Depois dos chás de bebê, chá revelação e chá de fraldas e hora de organizar todos os itens no quarto do bebê, e aí vem a dúvida: como guardar o enxoval? Alguns itens vão ser de uso diário então é importante que fique sempre a vista na cômoda. Objetos maiores como: cobertores, mantas e lençóis ficam no guarda-roupa.

Algodão, lencinhos, termômetros e outros objetos diários podem ficar em cestinhas e porta-trecos para maior visibilidade e praticidade já que serão de uso contínuo.

1. Cuidados na hora de lavar as roupas:

As mamães já devem saber que cheiros fortes são contraindicados para os recém-nascidos, não é mesmo? O mesmo vale para as roupinhas, o recomendado é lavar as roupas com sabonetes líquidos neutros, e sempre separados de outras peças da casa.

1. O que eu realmente devo comprar?

É muito normal a empolgação nesse momento e consequentemente muito normal encontrar listas enormes cheias de pequenos detalhes e diversos objetos que provavelmente não serão usados.

Aqui na Associação Guadalupe orientamos e ajudamos com o básico bem feito e garantindo o bem-estar da mãe e do bebê, dessa forma segue uma lista SIMPLES e barata do que realmente é necessário no enxoval:

• 3 ou 4 toalhas com capuz
  • 6 fraldinhas de boca
  • 1 trocador
  • 1 manta leve e 1 mais quente
  • 1 banheira
  • Potes para algodão e cotonetes
  • 3 pacotes de algodão
  • 3 pacotes de lenços umedecidos
  • 2 sabonetes neutros
  • 1 aspirador nasal
  • 1 conjunto de manicure
  • 2 cremes para assaduras
  • 1 termômetro
  • Fraldas descartáveis
  • Garrafa térmica (para colocar água nas trocas de fralda)

Como a Associação Guadalupe pode me ajudar?

A Associação Guadalupe é uma organização que busca amparar, orientar e acolher mães e mulheres gestantes. A mesma organização busca dia após dia pelo desenvolvimento das mamães, através de cursos e projetos.

Você pode conhecer os projetos aqui Projetos – Associação Guadalupe. Seja bem-vinda !!