Eu tenho três sobrinhos e sei bem como todo esse processo de introdução alimentar é uma loucura e muito divertido ao mesmo tempo. Uns meses atrás escrevi como iniciar a introdução: Como iniciar o processo de introdução alimentar?, agora vamos conhecer os três tipos de introdução alimentar e como um bônus, duas receitinhas para você testar com seu pequeno.
Vamos lá?
Importância da introdução alimentar:
Vamos recapitular a importância dessa fase na vida do bebê. A chegada de novos alimentos traz consigo novos hábitos alimentares e para introduzir esse alimentos na nova rotina do bebê existem três formas:
- Introdução alimentar tradicional;
- O BLW;
- BLISS.
E dentre eles, as mamães perguntam: qual é o melhor método? E é isso que vamos descobrir agora.
Introdução alimentar tradicional:
Esse método é mais conhecido entre os pais e cuidadores em geral, onde o bebê senta-se em uma cadeirinha, ou o famoso “cadeirão” e um adulto responsável vai dando a comida.
Com os estudos e evolução, novos métodos surgiram para agilizar e auxiliar no desenvolvimento e autonomia do bebê, são eles:
BLW: Led Weaning
A introdução alimentar do bebê por meio do BLW se baseia na oferta de comida direto na mão do bebê a partir de 6 meses. O processo visa à autonomia da criança para escolher o alimento que é servido em pedaços grandes, capazes de serem segurados com as mãos e levados à boca por ela. A técnica prevê ainda que não haja o uso de talheres ou intervenção do adulto para comer. Leia sobre o tema no post específico:
Tais ações proporcionam maior confiança, despertam a curiosidade sobre os alimentos e fazem da refeição um momento gostoso e divertido.
Parece maravilhoso, mas estudos apontaram que o BLW carecia de alguns ajustes. Percebeu-se, que crianças alimentadas exclusivamente através do método BLW, tendiam a ingestão excessiva de carboidratos e baixa ingestão de proteínas e vegetais. Além disso, o aporte calórico tendia a ser inferior ao desejável.
Com o tempo o método BLW careceu de alguns ajustes e por isso teve sua extensão e então apareceu o BLISS:
BLISS:Baby Lead Introduction to Solids
Neste modelo, as abordagens são mantidas, porém, quatro importantes recomendações são frisadas para melhorar a qualidade das refeições e a segurança dos bebês:
- Oferecer alimentos que o bebê possa pegar com as mãos e se auto-alimentar;
- Oferecer um alimento rico em ferro a cada refeição – carnes e leguminosas no almoço e no jantar, além de alimentos fortificados com ferro nas demais refeições;
- Oferecer um alimento de alta densidade energética em cada refeição;
- Oferecer alimentos preparados de forma adequada para a idade de desenvolvimento da criança, a fim de reduzir o risco de engasgos.
- Não é proibido o uso de alimentação tradicional com colher e texturas amassadas. Os métodos podem ser associados de modo a resultar em uma refeição completa e balanceada
Atualmente, esse são os métodos mais usados e ofertados para ajudar na introdução de novos alimentos na rotina dos bebês.
Bônus: 2 receitas para seu bebê
Creminho de Milho
O milho é um cereal rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia para os bebês. Além disso, contém fibras que auxiliam o funcionamento do intestino e costumam ser bem aceito pelo sabor naturalmente adocicado. Aproveite a introdução alimentar para apresentar novos sabores para os pequenos com essas receitas saudáveis para bebês.
Ingredientes:
- 3 espigas de milho;
- 100g de filé de frango em cubos pequenos;
- ½ abobrinha em cubos pequenos;
- ½ cenoura ralada;
- ½ dente de alho picado;
- ½ cebola picada;
- 1 colher (chá) de azeite;
- 1 xicara de água filtrada.
Modo de preparo:
- Debulhe o milho cozido com cuidado para não cortar o sabugo junto com grão. Bata no liquidificador com metade da água e reserve.
- Coloque o azeite e deixe aquecer. Refogue a cebola e o alho até amolecerem. Junte a cenoura e a abobrinha. Refogue por dois minutos. Acrescente o frango e mexa para refogar todos os lados da carne. Junte o restante da água, abaixe o fogo e deixe cozinhar.
- Enquanto isso passe o milho por uma peneira. Esprema bem a massa de grãos para liberar todo o caldo.
- Quando a água da panela estiver perto de secar junte o suco de milho e o alecrim.
- Mexa até engrossar e sirva.
Guacamole Kids
O guacamole é um clássico da culinária mexicana. Essa receita de Guacamole Kids foi adaptada para os pequenos incluindo novos sabores e nutrientes.
Ingredientes:
- ½ cenoura;
- ½ chuchu;
- ½ abacate;
- ½ tomate descascado;
- ½ xícara de salsinha;
- ½ limão;
- 1 colher (chá) de azeite extravirgem.
Modo de preparo:
- Corte as cenouras, o chuchu e os tomates em cubos de 1cm. Cozinhe no vapor até ficarem macios. Reserve.
- Amasse o abacate com um garfo e esprema o limão.
- Espere os legumes esfriarem e misture com o abacate, finalize com salsinha picada e o azeite.
- Mantenha na geladeira para servir a salada fria.
Você conhece a Associação Guadalupe?
A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.
Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consiste em oferecer acolhimento integral transitório às gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.
Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.
Venha conhecer nosso trabalho Projetos – Associação Guadalupe e ser um dos nossos doadores e apoiadores.