TDAH: o que é? E como identificar?

Hoje, vamos falar de um assunto super importante que envolve a infância das crianças e que tem atingido uma grande população, é ele o TDAH- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, vamos entender melhor sobre esse transtorno:

O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico comum que geralmente se manifesta na infância e pode persistir na adolescência e na vida adulta. É caracterizado por três principais sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Os sintomas de desatenção incluem dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros por descuido, ter dificuldade em manter o foco em tarefas, parecer não escutar quando lhe falam diretamente, ter problemas para organizar tarefas e atividades, evitar atividades que exijam esforço mental prolongado e frequentemente perder objetos necessários para atividades diárias.

Os sintomas de hiperatividade envolvem agitação motora, dificuldade em ficar quieto em situações onde isso é esperado, correr ou subir em locais inadequados, ter dificuldade em brincar ou se envolver em atividades silenciosas e estar constantemente em movimento.

A impulsividade se manifesta através de comportamentos impulsivos, como interromper os outros, ter dificuldade em aguardar a vez em filas ou situações de grupo e responder perguntas antes que elas sejam concluídas.

A identificação do TDAH geralmente envolve uma avaliação completa, feita por profissionais de saúde mental, como médicos, psicólogos ou psiquiatras. É importante considerar a presença dos sintomas em diferentes contextos (por exemplo, em casa, na escola ou no trabalho) e por um período de tempo prolongado. Os sintomas do TDAH podem ser confundidos com outros transtornos ou problemas de saúde mental, por isso é importante que a avaliação seja feita por um profissional qualificado.

Existem critérios diagnósticos específicos, como os descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), utilizado por profissionais de saúde mental para diagnosticar o TDAH. Além disso, questionários e entrevistas com pais, professores e o próprio indivíduo também podem ser usados como parte do processo de avaliação.

É fundamental lembrar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso de TDAH. Se você ou alguém que você conhece apresenta sintomas que sugerem TDAH, é recomendado buscar ajuda profissional para uma avaliação adequada.

7 dicas para lidar com o TDAH

Vimos o que é o TDAH, e como identificar através dos sintomas, lidar com esse déficit de atenção é desafiador e por isso precisamos estar em constante contato com o assunto, estudando e buscando maneiras de lidar com as pessoas portadoras.

Sabemos que o TDAH aparece logo na infância, então levando isso em consideração, devemos:

1. Busque um diagnóstico adequado: Se você suspeita que seu filho (a) tem TDAH, é importante procurar um profissional de saúde mental qualificado para obter um diagnóstico preciso. Isso ajudará a entender melhor os sintomas e desenvolver um plano de tratamento adequado.

2. Eduque-se sobre o TDAH: Aprender sobre o transtorno pode ajudar a lidar melhor com os sintomas e a encontrar estratégias de enfrentamento eficazes. Existem muitos recursos, livros e sites confiáveis ​​disponíveis que podem fornecer informações úteis.

3. Estabeleça uma rotina estruturada: Criar uma rotina diária consistente pode ajudar a minimizar os desafios do TDAH. Estabeleça horários regulares para as refeições, sono, trabalho, estudo e outras atividades importantes. Utilize lembretes, calendários e listas de tarefas para ajudar a manter-se organizado.

4. Quebre as tarefas em etapas menores: Tarefas grandes e complexas podem ser esmagadoras para pessoas com TDAH. Divida-as em etapas menores e mais gerenciáveis, estabelecendo metas específicas para cada uma delas. Isso tornará as tarefas mais alcançáveis e reduzirá a sensação de sobrecarga.

5. Use estratégias de organização: Encontre métodos de organização que funcionem para você, como a utilização de agendas, aplicativos de produtividade, lembretes visuais, cores e categorização. Ter um sistema eficaz de organização ajudará a manter-se no controle e evitar a procrastinação.

6. Busque apoio e orientação: Compartilhe suas dificuldades com pessoas de confiança, como familiares, amigos ou um terapeuta. Eles podem fornecer apoio emocional e orientação prática sobre como lidar com os desafios do TDAH.

7. Pratique atividades físicas e técnicas de relaxamento: O exercício regular pode ajudar a reduzir a hiperatividade e melhorar a concentração. Além disso, técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda e yoga, podem ser úteis para acalmar a mente e reduzir a ansiedade.

Só um adendo, lá no nosso Blog  tem uma matéria falando exclusivamente do yoga e os benefícios que essa prática traz- que tal dar uma espiada? Segue: Qual a importância da prática de yoga infantil?

Enfim, falamos sobre o TDAH e os seus sintomas mas como sempre batemos na tecla, tudo exige uma consulta médica, somente um profissional é capacitado para diagnosticar e oferecer um tratamento adequado.

Te convido a conhecer nosso Blog, temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos e demais fatos e curiosidades da maternidade.