Calculadora gestacional

Calculadora gestacional: o que é? Entenda aqui

Calculadora gestacional

Como dito anteriormente em nosso Blog alguns testes são recomendados para que a mulher faça de forma segura, e com precisão na hora do resultado. Após a confirmação, inúmeras mulheres passam a conhecer a calculadora gestacional, mas o que será que é isso? Aprenda aqui

O que é calculadora gestacional?

Calcular a fase da gravidez pode ser feito com a Calculadora Gestacional, que fornece dados aproximados para a data de parto. É uma ótima ferramenta para ajudar as mães a se prepararem para a chegada do bebê, embora os dias exatos possam mudar um pouco. Calculadora gestacional é uma ferramenta para determinar o progresso da gravidez, geralmente calculada em meses até o parto. Embora não seja sempre precisa, pode ser usada para dar às mães um caminho geral a seguir enquanto se preparam para o nascimento de seu bebê.

Como é calculado a idade gestacional?

A idade gestacional se refere ao período em que a mulher esteve ou está gestante, assim é possível saber preenchendo com a data da última menstruação, esse método também fornece o estágio de desenvolvimento em que se encontra o feto sendo assim vamos a numeração:

• Primeiro trimestre; corresponde ao terceiro mês até a semana 13
  • Segundo trimestre; corresponde a semana 13 até a semana 27 dando início ao sexto mês
  • Terceiro trimestre período de nono mês semana 28 até 42

Contudo é importante que saiba para acompanhar o desenvolvimento do feto, bem como sua audição, órgãos e membros.

Não sei a data da última menstruação e agora?

Como dito na última matéria postada, o exame de sangue pode indicar se você está grávida ou não com mais exatidão, apenas analisando se a níveis de HCG em seu sangue.

Realmente os métodos para testar gravidez mudaram e evoluíram muito, contudo ainda é muito importante que a mulher priorize os exames laboratoriais e idas ao médico para acompanhar de perto o crescimento do feto.

Como ocorre o desenvolvimento gestacional?

A gravidez está dividida em três etapas, caracterizadas por mudanças significativas. No primeiro trimestre, o óvulo fecundado começa a se dividir em células, gerando o embrião. O segundo período consiste na formação do sistema do bebê, e no terceiro trimestre ocorre o desenvolvimento do recém-nascido, ao mesmo tempo em que o corpo da mãe se prepara para o parto.

Durante a gravidez, três períodos distintos marcam a jornada da mulher e do bebê. No primeiro, as células se dividem para que o óvulo fecundado se transforme em embrião. O segundo trimestre é caracterizado pela completude do desenvolvimento do bebê, enquanto que, na terceira etapa, o feto obtém tamanho e peso, ao passo que a mãe prepara o seu corpo para o nascimento.

A data de nascimento da ultrassom é confiável?

A DPP obtida a partir desta análise é a mais precisa, logo, é recomendável que seja realizada no primeiro trimestre. Caso seja feito nos trimestres seguintes, a data provável do parto não será tão confiável. Em tais casos, a Regra de Naegele se mostra uma boa alternativa para calcular o momento do nascimento.

A Data Provável do Parto (DPP) obtida por meio deste exame é a mais fidedigna, mas é importante que seja realizado no primeiro trimestre. Se executado no segundo ou terceiro trimestre, a DPP não será tão confiável. É nessas circunstâncias que é aconselhável recorrer à Regra de Naegele para determinar a data prevista do parto.

Qual a diferença de idade gestacional e fetal?

A idade gestacional não é o mesmo que a idade embriológica, o que os obstetras e neonatologistas usam como referência. O período embriológico, por outro lado, é a quantidade de tempo entre a concepção e o parto, tendo duração de duas semanas inferior a idade gestacional.

A idade gestacional não corresponde à idade real do feto desde a concepção, mas é usada como referência padrão entre profissionais de obstetrícia e neonatologia. Porém, a idade embriológica se refere ao período que vai da data da concepção até o momento do parto, o que equivale a duas semanas a menos em relação à idade gestacional.

A Associação Guadalupe oferece o Projeto Futuras Mães, que tem por objetivo cuidar de gestantes que vivem em condições sociais e emocionais desfavoráveis. Estas mulheres recebem assessoria de uma equipe multi-profissional, bem como palestras sobre o melhor cuidado para o bebê, aleitamento materno, sustentabilidade e outros tópicos.

A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender às mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consistente em oferecer acolhimento integral transitório as gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.

Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos , fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.

Te convido a conhecer nosso Blog  e nossa última matéria A MISSÃO DE GERAR VIDAS – Associação Guadalupe, temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos da maternidade.