Cuidados na alimentação que toda mulher deve ter no início da gravidez:

YESSS!!! Como sempre dizemos aqui no Blog descobrir uma gestação é motivo de muita alegria e euforia na família, portanto PARABÉNS.

Mas, contudo não devemos ignorar os cuidados necessários no início da gestação, então vamos á algumas dicas:

1. Consulte um médico: É importante procurar um obstetra ou ginecologista para obter orientações e cuidados adequados desde o início da gestação.
  2. Faça exames pré-natais: Os exames pré-natais são importantes para avaliar a saúde da mãe e do feto e identificar qualquer problema que possa afetar a gravidez.
  3. Cuide da alimentação: Uma dieta saudável e equilibrada é fundamental.

Pensando na alimentação da gestante e o que dizem os  diversos estudos vamos trazer um cardápio adaptado para que as mamães possam  se inspirar e se sentirem motivadas a levarem uma vida mais saudável:

Alimentos que podem ser consumidos:

A alimentação na gravidez deve ser rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leites e derivados, além de carnes brancas e magras. É muito importante que a mulher prepare seus alimentos grelhados ou no vapor. Dessa maneira, evitando a ingestão de alimentos processados, frituras e alimentos crus.

Entre os alimentos que devem ser consumidos na gravidez para aumentar a oferta de vitaminas e minerais para a mãe e bebê, estão:

• Cenoura, abóbora, leite, iogurte, ovos, brócolis e pimentão amarelo, ricos em vitamina A;
  • Produtos lácteos e alimentos fortificados com vitamina B12;
  • Abacate, azeite de oliva extra virgem, frutas secas, nozes, chia e semente de linhaça, para aumentar a concentração de ômega 3;
  • Vegetais escuros, gergelim, frutas secas e leite para obter cálcio;
  • Feijão, amendoim, castanhas de caju e do Pará, ricas em zinco;
  • Couve, espinafre, tomate e brócolis, para aumentar a ingestão de ácido fólico.

Alguns sites e blogs de saúde indicam o seguinte cardápio:

Café da manhã:

– 1 copo de leite desnatado ou iogurte natural com frutas picadas

– 2 fatias de pão integral com queijo branco ou pasta de amendoim natural

– 1 fruta da estação

Lanche da manhã:

– 1 fruta da estação

– 1 punhado de nozes ou castanhas

Almoço:

– 1 porção de proteína magra (peixe, frango, carne vermelha magra, tofu)

– 2 a 3 colheres de sopa de arroz integral ou quinoa

– 1 porção de legumes e verduras cozidos ou salada crua

– 1 fruta de sobremesa

Lanche da tarde:

– 1 iogurte natural ou vitamina de frutas

– 1 porção de biscoitos integrais ou barrinha de cereal

Jantar:

– 1 porção de proteína magra (peixe, frango, carne vermelha magra, tofu)

– 2 a 3 colheres de sopa de arroz integral ou quinoa

– 1 porção de legumes e verduras cozidos ou salada crua

– 1 fruta de sobremesa

Ceia:

– 1 copo de leite desnatado ou chá de ervas

Lembre-se de que este é apenas um exemplo e que a dieta deve ser adaptada às suas necessidades individuais e orientações do seu médico. Além disso, é importante evitar alimentos crus ou mal cozidos, como carnes vermelhas, peixes e ovos, e evitar o consumo de álcool e cafeína em excesso.

Os cuidados no início da gestação são inúmeros, hoje ressaltamos a importância da boa alimentação, mas não existem só esses cuidados. Então, sempre é muito importante ressaltar a importância das idas ao médico.

Alimentos que ajudam na hora do parto:

Existem vários alimentos que podem ajudar a preparar o corpo para o parto e fornecer energia durante o trabalho de parto. Aqui estão alguns exemplos:

1. Frutas e vegetais: Esses alimentos são ricos em nutrientes, fibras e antioxidantes. Eles ajudam a manter o corpo saudável e energizado durante o trabalho de parto. Boas opções incluem bananas, maçãs, cenouras, brócolis e espinafre.

2. Grãos integrais: Grãos integrais, como arroz integral, quinoa, aveia e pão integral, são fontes ricas em carboidratos complexos e fibras, que fornecem energia sustentável durante o parto.

3. Proteínas magras: A proteína é importante para ajudar a construir e reparar tecidos no corpo, e pode ser especialmente útil durante o parto. Boas opções incluem ovos, frango, peixe, feijão e lentilhas.

4. Água e líquidos: É importante manter-se hidratado durante o trabalho de parto. Beber água e outros líquidos, como suco natural e chá de ervas, ajuda a evitar a desidratação e a fadiga.

5. Frutas secas: Frutas secas, como tâmaras e ameixas secas, são ricas em fibras e açúcares naturais que podem ajudar a manter a energia durante o parto.

É importante lembrar que cada mulher tem necessidades nutricionais individuais e é sempre recomendado consultar um médico ou nutricionista antes de fazer grandes mudanças na dieta.