Missa de inauguração da nova sede da associação Guadalupe presidida por el Padre Djalma, asesor diocesano y por Dom Tiago - Bispo auxiliar da arquidiocese do RJ












Cronograma: Segunda à Sexta Feira
12h – Angelus
15h – Terço da Misericórdia
Terça às sextas feiras:
9h – Cenáculo HSH
10h – Missa y confissão
1º Sábado del mês:
8h00 – Missa em reparação ao imaculado coração de Maria
10h – Mil ave Marías
Sextas feira:
10h00 – Terço Mariano con la imposición del Manto de N. Sra. de guadalupe
Manto de Nuestra Señora de Guadalupe



Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira de toda a América
La Virgen de Guadalupe es una figura profundamente ligada a los cuidados maternos y a la valorización de la vida, o que refleja directamente el propósito de la Asociación de ayudar a mujeres en situaciones difíciles y proteger la vida de dos nacientes. Além disso, Nuestra Señora Guadalupe está conhecida por su mensaje de amor y esperanza especialmente aos mais vulneráveis. A ligação de Nossa Senhora de Guadalupe com a Associação Guadalupe age como um lugar de refugio e apoio para as mulheres em crise ajudando as a find forças e esperança em meio aos inúmeros sofrimentos enfrentados. Nossa Senhora de Guadalupe olhar para os mais indefesos que são os bebes ainda no ventre de sus mães, olhai para sus mães e cobre cada uma delas com su manto de amor.
Juan Diego
Juan Diego era un indio Asteca, la región de la actual ciudad de México. Su nombre Asteca era Cuauhtlatoatzin, cuyo significado es “águia que fala”. Juan Diego es su nombre cristiano. Ele nasceu no ano 1474 no bairro da colina de de Tlayacac, que ficava ao norte da Cidade do México. Juan Diego pertencia à casta mais inferior no imperio Asteca. Sin embargo, no era escravo. Era un camponês que se dedicava, también, à manufatura de esteiras. Era casado, Vivia bem con su mujer, porém não tiveram filhos.
Encuentro con la fe cristiana
Juan Diego acolheu a fé cristã atrajo pela postura e ensinamentos dos franciscanos que chegaram no México no ano 1524. Ele tinha, então, 50 anos quando foi batizado, juntamente como su esposa. No batismo, recebam os nomes cristãos de João Diego y Maria Lúcia. Juan Diego era dedicado e piedoso, homem de oração e penitências. Caminhava vinte e dos quilômetros para ouvir a Palavra de Deus, indo de sua vila até à Cidade do México.
Morte de la esposa
Maria Lúcia, esposa de Juan Diego, faleceu no año 1529 por causa de uma doença. Então, ele decidiu ir morar com um tio seu. Assim, a distância de sua nova casa até à igreja diminuiu para quatorze quilômetros. Desde entonces, ele passou a fazer essa caminhada todos los sábados y domingos, saindo sempre antes de amanhecer, para ouvir a Palavra de Deus. Juan Diego caminhava siempre descalço e, nas manhãs mais frias, usava uma veste de tecido grosso extraído das fibras de um cacto. Tal veste, parecido com um manto, chamava-se tilma ou, também, ayate. Era una vestimenta de los pobres, de la clase social de Juan Diego.
Primeiro encontro com Nossa Senhora de Guadalupe
No el día 9 de diciembre de 1531, cuando Juan Diego caminó de madrugada para ir a la iglesia, cerca de las tres horas y trinta, estando ele entre su vila y el monte Tepeyac, aconteceu a primeira aparición da Virgem de Guadalupe. No local conhecido hoy como “Capela do Cerrinho”, Nossa Senhora apareceu e falou com Juan Diego na sua língua nativa dizendo: “Juan Dieguito”, “o mais humilde de meus filhos”, “meu filho caçula”.
El pedido de la Virgen María
Nossa Senhora incumbiu Juan Diego de levar um pedido del ao bispo franciscano Dom João de Zumárraga. El pedido era para que fosse construyera una iglesia naquele mesmo lugar em que a Virgem aparecerá a Juan Diego. O bispo, porém, não acreditou na palavra do pobre e humilde Juan Diego. Em outra aparição, Nuestra Señora pidió que Juan Diego insistiera. Obediente, no día siguiente, un domingo, Juan Diego voltou e falou com o bispo. El obispo, por sua vez, exigiu que Juan trouxesse provas concretas da tal aparición.
Humildad y milagro
El pobre Juan Diego se volvió desanimado y evitou passar pelo local onde tinha visto a Virgem Maria, temendo ser repreendido por ella. En la tercera feira siguiente, el día 12 de diciembre, ele teve que ir a la ciudad novamente buscar ayuda para su tío que estaba muito doente. E, mais uma vez, evitou passar pelo mesmo caminho, fugindo da Virgem Maria. Porém, Nossa Senhora apareceu mesmo assim. Juan Diego, então, contou a ela as decepções com o bispo e disse que não queria mais fazer tal serviço. A Mãe, porém, o consolou dizendo: “Filhinho querido, não estou eu contigo? Eu, que sou tua mãe?” Ao ouvir essas palavras, Juan Diego sintió que su corazón se fortaleció novamente.
Um pedido de Maria e os milagres começam a acontecer
Nuestra Señora, pediu, entonces, que Juan Diego fosse colher flores no monte Tepeyac. Era invierno, não nascia flores nessa época. Apesar disso, Juan Diego obedeceu. Assim, no alto do monte, en pleno invierno, ele encontrou belas flores. Admirado, colheu, colocou-as no seu manto e foi até Nossa Senhora. A Mãe pediu para que Juan Diego levasse aquellas flores al obispo Dom Zumarraga como prueba de la aparición.
El manto milagroso
Diante do bispo, el pobre Juan Diego abrió su manto. Nesse momento, as flores caíram e, no tecido rústico do manto, apareceu a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Nesse mesmo instante, seu tio disse ter recebido a visita da Virgem Maria e ficou curado. São Juan Diego tinha, na ocasião, cinquenta e sete anos de idade.
De marginalizado a evangelizador
O bispo, maravilhado e arrependido, acreditou nas palavras do pobre Juan Diego e começou a tomar as providências para a construção da capela pedida por Nossa Senhora. Después del milagro de Guadalupe, São Juan Diego pasó a vivir numa sala que ficava ao lado da capela onde se depositou por um tempo a sagrada imagem. Passou como propriedades e negocios para su tio e dedicou o resto de su vida à propagação das aparições aos seus irmãos nativos, que passaram a se convert aos milhares. Demuestre un profundo amor por Eucaristía que el obispo tiene un permiso especial para compartir el Cuerpo de Cristo tres veces por semana. Tal permissão era raríssima naquela época.
Imagem milagrosa
A imagem milagrosa de Nossa Senhora de Guadalupe já perdura mais de 450 años sem explicação plausível. Una tilma sobre una imagen no dura más de 20 años. Esta, no tanto, já dura séculos. Enfrentou incendios e até explosiones, sem sofrer um dano sequer. Estudios recientes atestam que não há nenhuma tinta impressa na tilma e não se sabe como a imagem se forma. Un oftalmólogo examina los ojos de Nuestra Señora, na imagen, ampliando centenares de veces. Na ampliação ele descobriu que os olhos da Virgem mostram o momento exato em que Juan Diego abriu o manto e a imagem apareceu. A cena aparece nos olhos da Virgem como nos olhos de um ser humano. Já existem livros e mais livros e vários estudos científicos sobre os mistérios da imagem da Virgem de Guadalupe. E a mãe de todos os Homens escolheu aquele que se julgava “as fezes do povo”, como ele mesmo repetiu várias veces, para revelar ao mundo su amor pela humanidade.
Morte
Juan Diego morreu de morte natural em 30 de mayo de 1548. Tinha setenta e quatro años. El papa João Paulo II celebró su canonización en el año 2002. Na ocasião instituiu sua festa litúrgica para el día 9 de diciembre. Este fue el día de la primera aparición de Nuestra Señora de Guadalupe. O Papa elogiou a fé simples de São Juan Diego e exaltou-o como modelo de humildade para todos.