associacao-guadalupe

Guia de parto: entenda mais sobre o parto cesárea.

Você está acompanhando em nosso blog essa sequência de ‘Guia de parto’? Hoje vamos falar sobre a cesárea, o que é, recuperação, e  quais são os  riscos! Se eu fosse você continuava por aqui.

Lá no nosso Blog estamos postando uma sequência de ‘Guia de parto’ para tirar as possíveis dúvidas das mamães na reta final da gestação, ontem falamos sobre  o parto normal – ou natural, o que é o parto normal e quais os benefícios desfrutados pela mãe e pelo bebê após esse processo. Se você não leu, vai lá dar uma conferida.

No  artigo de hoje, vamos falar do parto cesárea (talvez não tão queridinho quanto o parto natural, massss). Chega de enrolação vamos ver o que é esse parto cesárea.

O que é parto cesárea??

Esse processo consiste em um procedimento cirúrgico, realizado em algum hospital  ou maternidade e o mais comum pelo obstetra da mãe. Esse processo começa com uma anestesia na coluna vertebral da mulher, para que não sinta dores, e a partir disso o corte no abdome é feito para a retirada do bebê.

Como nós dissemos ontem lá no Blog, normalmente esse tipo de parto é planejado com antecedência caso apresente risco de vida para a mãe e o bebê. Caso o parto seja natural, mas no decorrer apresenta riscos, à indução do parto natural para cesárea.

Em quais casos a cesárea é indicada??

Como dito anteriormente, em casos de risco de vida como:

  • Pré eclâmpsia
  • Diabetes gestacional
  • Nascimento de gêmeos
  • Sofrimento do feto
  • Falha no processo de parto normal (como abordamos acima)

Recuperação do parto cesárea: 

Diferente do parto normal, a cesárea demora um pouco mais para cicatrizar, e ter uma recuperação 100%, portanto alguns médicos passam como recomendações às mães os cuidados como:

  • Uso de cinta no pós operatório
  • Dieta saudável e rica em cálcio
  • Relação sexual pode reiniciar na 2° a 3° semana após o processo cirúrgico desde que não haja dor e desconforto
  • Esforço e atividade físicas devem ser evitados
  • O teste do (pezinho) deve ser realizado no 3°dia de vida do bebê
  • E por fim, a mãe deve retornar ao médico após 6 semanas (no máximo) após o procedimento. 

Algumas dicas para uma boa recuperação em casa:

1. Ter ajuda extra

Nas primeiras 6 semanas em casa, a mulher deve evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Por isso, é importante que, sempre que possível, tenha ajuda em casa não só no que diz respeito às tarefas domésticas, mas também para ajudar a cuidar do bebê enquanto descansa.

2. Realizar exercícios pélvicos

A realização de exercícios pélvicos, conhecidos como pompoarismo, é uma ótima forma de fortalecer os músculos do assoalho pélvico, reduzindo as chances de incontinência urinária, fecal e hemorróidas após o parto. 

3. Dormir de lado ou de barriga para cima

A posição mais indicada no pós parto é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas e evitar dor. Porém, se a mulher preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas.

4. Colocar gelo para diminuir dor e inchaço

Pode ser útil colocar compressas de gelo sobre a cicatriz da cesárea, desde que esta não fique molhada. Para isso, é indicado que o gelo seja envolvido em um pano antes de ser colocado na cicatriz ou use uma bolsa de gelo, deixando no local cerca de 15 minutos, de 4 em 4 horas para aliviar a dor e o inchaço.

5. Fazer exercícios leves

A partir do segundo dia após o parto, já se recomenda fazer caminhadas leves por 5 minutos diários para ajudar na recuperação. Cerca de 6 semanas após a cesárea já é possível fazer atividade física leve e sem impacto, como caminhadas mais longas, desde que seja liberado pelo médico.

Alguns tipos de exercícios, como a prancha abdominal e a ginástica hipopressiva ajudam a fortalecer os músculos abdominais, diminuindo a flacidez da barriga que é comum no pós-parto. Porém este tipo de exercício deve ser feito somente após 6 semanas do parto, e com a liberação do obstetra. 

6. Evitar pegar peso e dirigir

Antes de 20 dias, não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar peso que seja maior que o peso do bebê. Da mesma forma, não é recomendado dirigir entre 4 a 6 semanas após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

7. Usar pomada cicatrizante

Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesárea, deixando ela menor e mais discreta. Ao aplicar o creme diariamente deve-se fazer uma massagem em cima da cicatriz, com movimentos circulares.

8. Fazer uma alimentação equilibrada

É importante dar preferência aos alimentos ricos em proteína, como ovos, frango e peixe cozido, arroz com feijão, que são importantes para a cicatrização. Além disso, é importante comer diariamente vegetais e frutas frescas, pois contém vitaminas, antioxidantes e fibras, que ajudam na cicatrização e no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e gases.

9. Usar método contraceptivo

É recomendado voltar a tomar a pílula 15 dias depois do parto. Mas se a mulher preferir outro método, é importante conversar com o médico para saber o mais indicado, para evitar uma nova gravidez antes de 18 meses. Uma gravidez nesses primeiros meses aumenta o risco de ruptura uterina, o que pode ser muito grave.

10. Tomar chás diuréticos para diminuir o inchaço

Depois da cesárea é normal reter mais líquido e, para diminuir esse desconforto, a mulher pode tomar chás de camomila e de hortelã ao longo do dia, uma vez que esses tipos de chá não possuem contraindicações e não interferem na produção de leite.

E aí? Qual dos partos tratados aqui no Blog te deixou mais segura? Lembrando e desmistificando os mitos do parto cesárea: o parto é mágico da mesma forma do parto natural. No final vale a pena toda dor e sacrifício, o que é importante é seu bebê vir ao mundo com saúde, não é mesmo?