pexels-enrique-hoyos-9656795

Guia de parto: entenda mais sobre o parto normal

Muitas mulheres grávidas na reta final da gravidez têm o dilema “parto normal ou cesárea?” Essa é a questão, mas neste artigo vou apresentar tudo o que você precisa saber sobre o parto vaginal.

Muitas mamães no final da gestação começam a ficar muito ansiosas com o parto, se realmente vai ser como planejado, se vai correr tudo bem, como ficará depois do parto.

E tudo isso é muito compreensível, é mesmo muita ansiedade e dúvidas. Nesse sentido, nasceu esse artigo, um guia sobre parto normal – sim, normal, porque o próximo será sobre cesárea.

Ah, se eu fosse você não deixaria de ler esses artigos por nada.

O QUE É PARTO NORMAL?

Também conhecido como parto natural, esse processo ocorre quando o feto sai do canal vaginal da mãe, sem a necessidade de procedimento cirúrgico. Infelizmente, em alguns casos é necessário induzir o parto natural por cesárea, pois tanto a mãe quanto a criança correm risco de vida.

Mas, lembre-se apenas se você estiver em risco de vida, caso contrário, o parto normal é bem indicado e seguro.

Agora que você entende o que é o parto normal, vamos falar um pouco sobre os benefícios que esse processo traz para a mãe e o bebê:

BENEFÍCIOS PARA A MÃE

Como dito no início, muitas mulheres pensam em como vão ficar depois do parto, quer dizer, física e esteticamente. Mas um dos benefícios do parto natural é:

  • Recuperação mais rápida;
  • Previne cicatrizes;
  • Menos infecções;
  • E menos risco de morte.

Nesse sentido de estética, o parto natural quase não deixa rastros, e por isso pode ser o queridinho de muitas mamães, hehehe.

BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ

  • Os benefícios para o feto são quase os mesmos para a mãe, pois
  • Menor risco de infecção;
  • Mais fácil de respirar;
  • Maior vínculo entre mãe e filho.

Incrível, certo? O nascimento normal é ciência e mágica (apesar da dor), ver o rosto de seu filho não tem preço e vale qualquer dor e sofrimento.

Enfim, diante desses benefícios, se possível optar pelo parto natural, garanto que não se arrependerá.

Seja um parceiro solidário da Associação Guadalupe fazendo sua doação.