Igreja Nossa Senhora Guadalupe

Como visto anteriormente em nosso Blog a Virgem Guadalupe atraiu para si diversos filhos e seguidores da América Latina. Assim sendo

movimentos,associações, igrejas e santuários foram fundados para levar a mensagem da Padroeira.

Veremos, hoje, alguns elementos das igrejas e catedrais da Virgem Guadalupe, ao final deixe um comentário para eu saber o que achou do conteúdo.

Simbolismo de seus detalhes da Igreja Nossa Senhora da Guadalupe.

Todos os “elementos fundamentais” da Catedral, tanto arquitetônicos quanto de engenharia, lembram alguma coisa que remete a “significados do cristianismo”. O primeiro significado na escolha  da construção dessa Catedral,é a boa localização da cidade,o ponto mais alto. Isso porque, a Igreja deve lembrar um “monte.”

Na Bíblia, há explicação do sentido da palavra “monte” aqui abordada,o próprio Jesus subia ao Monte das Oliveiras para rezar, e Moisés subiu ao Monte para receber os Dez Mandamentos.

Algumas igrejas espalhadas pelo mundo.

Uma das igrejas da Nossa Senhora Guadalupe está presente em Foz do Iguaçu, e percorrendo sobre seus detalhes, podemos notar:

Ao olhar para a igreja, percebemos que o telhado da Nossa Senhora de Guadalupe  cai em três níveis e cada nível tem um significado.

O primeiro nível do telhado representa o manto que envolve o rosto de Maria, Mãe de Jesus.

O segundo nível do telhado, lembra uma estola, usada pelos sacerdotes na celebração da missa e representa a materialização de um canal de graça, uma ligação entre o céu e a terra, uma referência ao sacramento da ordem. O segundo nível do telhado traz à mente, ainda, as Cataratas do Iguaçu, representado no simbolismo “o maior presente de Deus para Foz do Iguaçu”.

O terceiro nível fica no topo da Igreja, onde se encontra uma estrutura que parece um trevo de quatro folhas, formado pelo encontro de quatro tetos menores.

Ermida

Fora da igreja, fica a ermida. É o local onde foi colocada a pedra fundamental simbólica do que um dia seria a nova Catedral de Foz do Iguaçu. Hoje, na parte do pátio da Igreja, os moradores de Foz do Iguaçu, os membros da Diocese e visitantes de todo o Brasil e do mundo, encontram um lugar agradável, sombreado, com bancos para sentar e observar a bela construção.

Emoldurada e protegida, há uma réplica da Nossa Senhora de Guadalupe. A estrutura que parece uma mureta ao redor da imagem é um genuflexório – que inclui um banquinho que permite ao fiel ajoelhar-se sobre ele. Não é raro encontrar fiéis em meio às suas orações.

A sede no México.

Vimos aqui no Blog sobre o primeiro milagre da Nossa Senhora Guadalupe e sua primeira aparição na cidade do México, por este motivo a primeira e importantíssima igreja está localizada no Monte do Tepeyac, no México.

Digo importantíssima Igreja Católica, pois é considerada o principal templo católico da América Latina, onde recebe mais fiéis ao longo do ano, totalizando cerca de 20 milhões anualmente.

A Basílica de Guadalupe, ao ser declarada santuário nacional do México e basílica menor pelo Vaticano, tornou-se um dos primeiros santuários marianos da  América Latina. O principal acesso à Basílica é por “La Villa de Guadalupe”, conhecida popularmente como “La Villita”, e fica no norte da cidade do México

Basílica Antiga

A Antiga Basílica de Guadalupe, conhecida como “Templo Expiatório a Cristo Rey”, foi o primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe. Começou a ser construída em 1531 e foi concluída em 1709  projetada por Pedro de Arrieta. Em seu interior é enfeitado com mármore e duas estátuas de Juan Diego.

Foi consagrada basílica em 1904 pelo Papa Pio X. As vestes de Juan Diego ficaram abrigadas na Igreja até 1974.

Em meados de 1921 uma bomba foi implantada no altar da Basílica por um ativista anti-clérigo que conseguiu explodir parte do templo causando enormes prejuízos à Cidade do México.

Alguns pesquisadores afirmam que devido a bomba implantada em 1921, foi descoberto o afundamento do terreno e um novo templo teve de ser planejado.

Sendo assim, em 1979 o Instituto Nacional de Antropologia e História, em parceria com a Igreja Católica mexicana, iniciou um trabalho arqueológico para tentar restaurar o chão da igreja e impedir a perda de artefatos importantes.

Embora ainda não tenham sido finalizados os trabalhos na Basílica, a primeira etapa da restauração já foi concluída com sucesso em 2000. A basílica foi reaberta em 2001 e celebra o Santíssimo Sacramento todos os dias.

Basílica Nova

A moderna basílica foi construída na década de 1970, projetada pelo arquiteto Pedro Ramírez Vázquez (que também projetou o Estádio Azteca). Foi idealizada de acordo com a  modernidade e viabiliza permitir uma vista total do altar para os que estão no interior.

A estrutura é sustentada por 350 pilares e pode abrigar 10 mil pessoas no interior. No entanto, em celebrações especiais são colocados assentos adicionais e a capacidade chega a até 40 mil lugares.

A Basílica Nova abriga ainda, em seu interior, a vestimenta de Juan Diego com a estampa de Nossa Senhora de Guadalupe.

Associação Guadalupe

Em nosso Blog  falamos sobre a missão da Associação Guadalupe com base na mensagem repassada pela Virgem Guadalupe de proteção à vida.

Atualmente, inaugurou-se uma nova sede, onde teremos autonomia, para cuidar dos filhos de Deus, minimizando efeitos de impactos negativos que possam ter sido causados pela notícia da gravidez, montando um espaço totalmente destinado a garantir a segurança principalmente emocional de todos.

Temos pensado com muito carinho nesse espaço e não vamos medir esforços até que ele esteja de pé e funcionando plenamente. Um chamado de Deus é sustentado primeiro em oração, confirmado na fé e principalmente na caridade. Que Deus nos permita levar adiante esse sonho, pois muito antes de decidirmos algo, “foi gerado no coração Dele”. Apenas dissemos SIM!

Uma causa que surgiu primeiro no coração de Deus e hoje ajuda inúmeras vidas, quer apoiar essa causa? Você pode ajudar fazendo a sua doação.