Para que serve o tapete de atividades para os bebês?

Quanto mais nossos bebês crescem mais autonomia desenvolvem e nós como pais e responsáveis devemos sempre incentivar essa autonomia, e para isso existem diversos recursos didáticos e pedagógicos para auxiliar nesse momento.

Como tia e pedagoga vejo a importância e relevância de estimular e aguçar o interesse dos bebês nos brinquedos, em fazer algumas mini tarefas sozinhos e assim por diante.

Hoje, vamos falar sobre o tapete de atividades, um dos recursos usados para incentivar e estimular o desenvolvimento do bebê.

O que é o tapete de atividades?

Esse material foi pensado e planejado para maior segurança do bebê, tanto que geralmente eles são feitos de materiais acolchoados e apresentam arcos que sustentam uma espécie de móbile.

Como sempre dizemos, na hora da compra devemos nos atentar a forma de fabricação e se a tinta solta para evitar alergia e irritações na pele do bebê.

A partir dos três meses de vida o bebê já começa a descobrir o mundo com as mãozinhas, então contar com o apoio do tapete de atividades é muito importante para que ele(a)  se desenvolva ainda mais.

Além de tudo, esse recursos pode trazer inúmeros benefícios para a criança:

Estimular os sentidos

As luzes, os chocalhos e os outros itens que compõem os produtos podem instigar a maioria dos sentidos, como o tato e a visão, por exemplo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as brincadeiras realizadas durante a infância estão associadas ao desenvolvimento do cérebro e contribuem para que se tornem adultos saudáveis.

Incentivar a mobilidade

Outra vantagem importante dos tapetes de atividades é o incentivo dos movimentos do bebê. Os pequenos ficam livres para explorar as possibilidades do corpo. Assim, os produtos auxiliam no aprendizado de movimentos como andar e sentar. Além disso, os tapetes também podem fortalecer os músculos dos bebês.

Quando o bebê pode usar o tapete de atividades ?

Lembra que eu falei que a partir dos três meses o bebê já começa a descobrir o mundo com as mãos? Pois bem, é a partir desse momento que você deve investir em um tapete de atividades para seu pequeno.

Isso porque ele ou ela já tem essa curiosidade por conhecer as coisas ao seu redor, tudo aquilo que é novo para eles.

Tapetes recomendados

No mundo da maternidade as mamães blogueiras indicam quatro tapetes com melhor custo-benefício para você investir:

1.  Tapete Fisher Price Floresta

Dentre os pontos positivos citados deste tapete, está a variedade de estímulos oferecidos por ele, com brinquedos, luzes, texturas e música. Já sobre o lado negativo, está o espaço ocupado pelo tapete na hora de guardá-lo.

1. Tapete Pink Flower Park Mastela

A blogueira Tathi Fulber fala de um tapete bem delicado e fofinho, ideal para bebês de menor idade. Além disso, possui fácil montagem e desmontagem e, apesar de não ter muitos brinquedos, possibilita a troca ou a adição de outros.

1. Tapete Bichinhos divertidos Mastela

Este tapete se destaca pela variedade de texturas que apresenta, as cores vibrantes e a facilidade de montá-lo e desmontá-lo. Além do tapete, o vídeo da blogueira Ru Baricelli traz outras sugestões de brinquedos estimulantes.

1.  Tapete Gymini Move&Play Tiny Princess

Esta é outra opção de tapete que traz estímulos visuais, sonoros e táteis em um design super delicado. O modelo também foi indicado em outro vídeo, no canal Nariz de Batatinha.

Brinquedos sensoriais:

Outra dica bônus é a construção de brinquedos sensoriais, aproveitando que estamos falando de desenvolvimento infantil é muito importante passarmos por esse assunto.

Construir brinquedos sensoriais? Isso mesmo, criar e fazer brinquedos traz a nós e aos pequenos:

• Imaginação;
  • Autonomia;
  • Noções espaciais;
  • Criatividade;
  • Comunicação.

Explorar materiais diversificados contribuem ativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e emocional da criança.

Exemplos de brinquedos sensoriais:

• Panelas;
  • Colheres de pau;
  • folhas;
  • Flores;
  • Galhos;
  • Conchas;

Alguns materiais que temos em casa vira atividade sensorial que ajuda no desenvolvimento do seu bebê.

Como fazer brinquedos sensoriais?

Parece bobagem, mas o brincar traz muitos aprendizados à criança até mais do que imaginamos, então construir o próprio brinquedo é motivo de alegria para as crianças ainda mais acompanhadas dos pais, tios, primos ou irmãos.

Vamos aprender agora, como construir seu próprio brinquedo para você treinar com seu pequeno:

Carimbos naturais

Chegou a hora da bagunça com tinta! Se você tiver em casa cortadores de biscoito com formatos como coração e estrela, uma excelente atividade é a de carimbos naturais. Para isso, você poderá utilizar o que tem na geladeira, como:

• cenoura;
  • batata;
  • chuchu;
  • pimentão.

A ideia é cortar esses alimentos em formatos chamativos e, com tinta guache, permitir que a criança os utilize como carimbos. É diversão na certa!

Tampas e potes

Uma brincadeira simples que agrada os pequenos e o melhor: com objetos que todos têm em casa. Que tal separar diversos potes de suas tampas e deixar como desafio que os seus pequenos descubram qual pertence a cada um? Essa é uma forma de ajudar a criança a entender mais sobre formatos e cores, por exemplo.

Te convido a conhecer nosso site Associação Guadalupe e nossos projetos.

Até a próxima!!!