Por que o saco de dormir faz parte do enxoval do bebê?

Blog – Associação Guadalupe aqui você mamãe de primeira viagem encontra tudo sobre o mundo da maternidade, hoje vamos falar um pouco de um item muito importante que faz parte do enxoval do bebê: o saco de dormir!!

Já temos no BLOG uma série de textos falando sobre itens mais importantes na hora de montar o enxoval, vai lá conferir. Agora, vamos dar sequência ao assunto de hoje:

:

Saco de dormir: por que é importante?

O saco de dormir é um item popular entre os pais de bebês porque oferece uma série de benefícios em relação ao uso de cobertores tradicionais. Primeiramente, o saco de dormir é seguro para o bebê, já que não há risco de que ele cubra a cabeça com o cobertor e tenha dificuldade para respirar. Além disso, o saco de dormir mantém o bebê quente e confortável durante toda a noite, o que é especialmente importante em climas frios ou em quartos com ar-condicionado.

Outra vantagem do uso do saco de dormir é que ele ajuda a regular a temperatura do bebê, evitando que ele fique excessivamente quente ou frio. Isso é importante porque bebês que ficam muito quentes ou muito frios podem ter dificuldade para dormir e ficarem irritados. Além disso, o saco de dormir é fácil de usar e ajuda a manter o bebê em uma posição segura durante o sono.

Por todos esses motivos, muitos pais incluem o saco de dormir no enxoval do bebê para garantir que ele durma bem e com segurança. No entanto, é importante lembrar que cada bebê é diferente e pode ter preferências pessoais quanto ao tipo de cobertor ou saco de dormir que prefere. Por isso, é sempre uma boa ideia testar diferentes opções e observar como o bebê responde a elas antes de tomar uma decisão final.

Quanto tempo o bebê pode usar o saco de dormir?

Com o conforto, aconchego e segurança oferecido pelo saco de dormir ele pode ser utilizado até pelo menos os 18 meses, podendo ser utilizado até os 3 anos

Segundo os pediatras, a posição correta para utilizar o saco é sempre deixar o bebê dormir de barriga para cima. Deitá-lo de lado não é seguro e nem aconselhável, completa a pediatra.

Dicas para seu bebê dormir melhor:

Já que estamos falar de saco de dormir, nada mais justo trazer algumas dicas para que essa soneca seja prolongada e bem aproveitada pelo seu bebê, além de providenciar o saco de dormir, existem outras coisas que podemos fazer:

1. Estabeleça uma rotina de sono: crie uma rotina para o bebê antes de dormir, com atividades relaxantes, como um banho morno, uma história tranquila, uma canção de ninar ou uma massagem suave. Isso ajudará a acalmar o bebê e prepará-lo para dormir.

2. Mantenha um ambiente tranquilo e escuro: certifique-se de que o ambiente onde o bebê dorme seja tranquilo e escuro. Considere usar cortinas black-out para bloquear a luz externa e reduzir o ruído da casa.

3. Regule a temperatura do quarto: mantenha o quarto com uma temperatura confortável, entre 20 e 22 graus Celsius. É importante que o bebê não esteja nem muito quente nem muito frio.

4. Ajuste o posicionamento do berço: certifique-se de que o berço esteja posicionado de forma segura, com a cabeça do bebê ligeiramente elevada. Isso pode ajudar a prevenir o refluxo.

5. Converse, cante e leia para o bebê: Tanta agitação vai exigir um contraponto, não é mesmo? Como já falamos, você vai precisar acalmar seu filho antes de colocá-lo para dormir durante o dia. Mesmo após o ritual habitual — banho, almoço, etc. —, é comum seu pequeno se manter agitado ao deitar.

Nessa hora, sua voz pode ser uma grande aliada. Seu bebê adora ouvir você, mesmo que não entenda ainda o que você diga. Converse com ele, cante baixinho ou leia para ele. O simples som da sua voz faz com que ele se sinta amado e tranquilo, ajudando-o a relaxar e pegar no sono.

6. Ensine a criança a dormir sozinha: É comum estarmos menos cansados durante o dia do que no período da noite. Logo, pode ser mais fácil tentar ensinar o seu filho a dormir sozinho

No horário estabelecido, siga o método em que você acredita e acompanhe os resultados. Você pode, por exemplo, deitar ao lado da criança na cama ou ao lado do berço e insistir que é hora de descansar, aguardando que ela pegue no sono sozinha.