Quais são os três tipos de introdução alimentar?

Eu tenho três sobrinhos e sei bem como todo esse processo de introdução alimentar é uma loucura  e muito divertido ao mesmo tempo. Uns meses atrás escrevi como iniciar a introdução: Como iniciar o processo de introdução alimentar?, agora vamos conhecer os três tipos de introdução alimentar e como um bônus, duas receitinhas para você testar com seu pequeno.

Vamos lá?

Importância da introdução alimentar:

Vamos recapitular a importância dessa fase na vida do bebê. A chegada de novos alimentos traz consigo novos hábitos alimentares e para introduzir esse alimentos na nova rotina do bebê existem três formas:

• Introdução alimentar tradicional;
  • O BLW;
  • BLISS.

E dentre eles, as mamães perguntam: qual é o melhor método? E é isso que vamos descobrir agora.

Introdução alimentar tradicional:

Esse método é mais conhecido entre os pais e cuidadores em geral, onde o bebê senta-se em uma cadeirinha, ou o famoso “cadeirão” e um adulto responsável vai dando a comida.

Com os estudos e evolução, novos métodos surgiram para agilizar e auxiliar no desenvolvimento e autonomia do bebê, são eles:

BLW: Led Weaning

A introdução alimentar do bebê por meio do BLW se baseia na oferta de comida direto na mão do bebê a partir de 6 meses. O processo visa à autonomia da criança para escolher o alimento que é servido em pedaços grandes, capazes de serem segurados com as mãos e levados à boca por ela. A técnica prevê ainda que não haja o uso de talheres ou intervenção do adulto para comer. Leia sobre o tema no post específico:

Tais ações proporcionam maior confiança, despertam a curiosidade sobre os alimentos e fazem da refeição um momento gostoso e divertido.

Parece maravilhoso, mas estudos apontaram que o BLW carecia de alguns ajustes. Percebeu-se, que crianças alimentadas exclusivamente através do método BLW, tendiam a ingestão excessiva de carboidratos e baixa ingestão de proteínas e vegetais. Além disso, o aporte calórico tendia a ser inferior ao desejável.

Com o tempo o método BLW careceu de alguns ajustes e por isso teve sua extensão e então apareceu o BLISS:

BLISS:Baby Lead Introduction to Solids

Neste modelo, as abordagens são mantidas, porém, quatro importantes recomendações são frisadas para melhorar a qualidade das refeições e a segurança dos bebês:

• Oferecer alimentos que o bebê possa pegar com as mãos e se auto-alimentar;
  • Oferecer um alimento rico em ferro a cada refeição – carnes e leguminosas no almoço e no jantar, além de alimentos fortificados com ferro nas demais refeições;
  • Oferecer um alimento de alta densidade energética em cada refeição;
  • Oferecer alimentos preparados de forma adequada para a idade de desenvolvimento da criança, a fim de reduzir o risco de engasgos.
  • Não é proibido o uso de alimentação tradicional com colher e texturas amassadas. Os métodos podem ser associados de modo a resultar em uma refeição completa e balanceada

Atualmente, esse são os métodos mais usados e ofertados para ajudar na introdução de novos alimentos na rotina dos bebês.

Bônus: 2 receitas para seu bebê

Creminho de Milho

O milho é um cereal rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia para os bebês. Além disso, contém fibras que auxiliam o funcionamento do intestino e costumam ser bem aceito pelo sabor naturalmente adocicado. Aproveite a introdução alimentar para apresentar novos sabores para os pequenos com essas receitas saudáveis para bebês.

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Debulhe o milho cozido com cuidado para não cortar o sabugo junto com grão. Bata no liquidificador com metade da água e reserve.
  2. Coloque o azeite e deixe aquecer. Refogue a cebola e o alho até amolecerem. Junte a cenoura e a abobrinha. Refogue por dois minutos. Acrescente o frango e mexa para refogar todos os lados da carne. Junte o restante da água, abaixe o fogo e deixe cozinhar.
  3. Enquanto isso passe o milho por uma peneira. Esprema bem a massa de grãos para liberar todo o caldo.
  4. Quando a água da panela estiver perto de secar junte o suco de milho e o alecrim.
  5. Mexa até engrossar e sirva.

Guacamole Kids

O guacamole é um clássico da culinária mexicana. Essa receita de Guacamole Kids foi adaptada para os pequenos incluindo novos sabores e nutrientes.

Ingredientes:

Modo de preparo:

1. Corte as cenouras, o chuchu e os tomates em cubos de 1cm. Cozinhe no vapor até ficarem macios. Reserve.
  2. Amasse o abacate com um garfo e esprema o limão.
  3. Espere os legumes esfriarem e misture com o abacate, finalize com salsinha picada e o azeite.
  4. Mantenha na geladeira para servir a salada fria.

Venha  conhecer nosso trabalho Projetos – Associação Guadalupe e ser um dos nossos doadores e apoiadores.