Quando usar repelente no meu bebê?

Enquanto o uso do aspirador nasal como dito no Blog – Associação Guadalupe  é liberado, já vou logo dizendo que o uso do repelente é liberado e recomendado apenas aos seis meses de vida.

Isso ocorre porque sua pele é mais fina e absorve mais facilmente os produtos químicos contendo repelentes, o que pode causar reações alérgicas ou outros problemas de saúde.

Para bebês com mais de 6 meses de idade, o uso de repelentes deve ser limitado e feito com ingestão. É importante escolher um repelente seguro para bebês e seguir cuidadosamente as instruções de uso. Repelentes à base de DEET devem ser evitados em bebês e crianças pequenas, e repelentes à base de óleo de eucalipto limão não devem ser usados ​​em crianças menores de 3 anos de idade.

Antes de aplicar qualquer repelente, é sempre uma boa ideia falar com o pediatra do seu bebê para obter recomendações específicas com base na idade e nas necessidades individuais do seu filho. Além disso, evite aplicar o repelente em áreas próximas aos olhos, boca e mãos, e lave-o cuidadosamente com água e sabão assim que retornar de áreas onde os mosquitos.

O que usar no lugar de repelentes?

De forma natural, pode ser usado:

1. Óleo essencial de citronela: a citronela é um óleo essencial derivado de uma planta que possui propriedades repelentes de insetos. Você pode misturá-lo com um óleo carreador, como o óleo de coco, e aplicá-lo na pele exposta;
  2. Óleo de eucalipto: o óleo de eucalipto;
  3. Vinagre;
  4. Ervas.

3 receitas para afastar os mosquitos de forma natural:

1. Repelente com cravo da índia

A receita de repelente caseiro com cravo da índia é rica em eugenol (óleo com propriedades inseticidas) que afasta mosquitos, moscas e formigas.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

• 500ml de álcool de cereais;
  • 10g de cravo-da-índia;
  • 100ml de óleo de amêndoas ou mineral;

Modo de preparo

1. Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa por 4 dias;
  2. Mexa a mistura 2 vezes por dia (manhã e noite);
  3. Depois dos 4 dias, chegou a hora de coar a mistura e adicionar o óleo de amêndoas;
  4. Coloque a mistura do repelente caseiro num recipiente com spray e aplique no corpo.

2. Repelente de alfazema

Um dos melhores repelentes caseiro para mosquitos é o de alfazema, pois além de repelir os insetos, ele acalma e hidrata a pele. Seu tempo de ação é de até 3 horas, mas não deve ser usado em grávidas.

Para fazer essa receita você vai precisar de:

• 1 embalagem de 150ml de creme hidratante;
  • 1 colher de óleo essencial de alfazema.

Misture os ingredientes e coloque em um recipiente limpo e seco. Simples, não acha?

3.  Repelente caseiro com ervas secas

Outra opção de repelente natural é o feito à base de erva in natura. Para isso, você vai de:

• água fervida;
  • Folhas de hamamélis ou álcool;
  • Ervas naturais: você pode escolher entre a hortelã pimenta, citronela, nepente, alfazema ou hortelã.

Modo de preparo

1. Ferva 200ml de água;
  2. Acrescente 3 a 4 colheres de sopa de erva;
  3. Mexa bem;
  4. Cubra a panela e deixe esfriar;
  5. Quando esfriar, coe as ervas e misture a água com uma xícara de hamamélis ou álcool;
  6. Por fim, coloque a receita num frasco em spray e mantenha a solução na geladeira.

Benefícios do repelente natural:

Repelentes naturais são uma excelente opção em relação aos repelentes industrializados, pois seu uso diário afasta os insetos e não oferece tantos riscos à saúde. Além disso, com a procura cada vez maior pelos repelentes nas farmácias, nem sempre é possível encontrar opções de qualidade disponíveis para a compra.

Existem muitos benefícios em usar repelentes naturais em vez de produtos químicos sintéticos. Alguns desses benefícios incluem:

1. Segurança: os repelentes naturais são geralmente mais seguros para a saúde humana e para o meio ambiente do que os produtos químicos sintéticos.
  2. Eficácia: muitos repelentes naturais são tão eficazes quanto os produtos químicos sintéticos no controle de insetos e pragas.
  3. Acessibilidade: muitos