08 dicas para lidar com a birra das crianças:

A birra é uma fase comum e normal no desenvolvimento infantil, geralmente ocorrendo entre os 1 e 4 anos de idade. Embora possa ser desafiadora para os pais, é importante lembrar que as birras são uma forma de comunicação das crianças e uma maneira de expressar suas emoções e frustrações. Aqui estão oito dicas eficazes para lidar com as birras das crianças e ajudar a guiá-las através dessa fase difícil.

1. Manter a Calma

Manter a calma é fundamental quando uma criança está fazendo birra. Quando os pais se mantêm tranquilos, eles ajudam a criança a se acalmar mais rapidamente. A calma dos pais pode servir como um modelo para a criança aprender a regular suas próprias emoções.

• Respiração Profunda: Praticar a respiração profunda pode ajudar a manter a calma. Inspire lentamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca.
  • Tom de Voz Tranquilo: Falar com a criança em um tom de voz baixo e tranquilo pode ajudar a reduzir a intensidade da birra. Evite gritar ou demonstrar frustração.

2. Entender a Causa da Birra

As birras geralmente ocorrem quando a criança está cansada, com fome, frustrada ou incapaz de expressar seus sentimentos. Tentar entender a causa subjacente pode ajudar a prevenir futuras birras e a resolver a situação mais rapidamente.

Observação: Preste atenção aos padrões de comportamento da criança. Existem horários do dia ou situações específicas que desencadeiam birras?

• Perguntas Calmas: Pergunte calmamente à criança o que está acontecendo. Às vezes, a simples pergunta “O que aconteceu?” pode ajudar a criança a expressar seus sentimentos.

3. Estabelecer Limites Claros e Consistentes

Crianças precisam de limites claros e consistentes para se sentirem seguras. Estabelecer regras e expectativas pode ajudar a prevenir birras, pois a criança sabe o que é esperado dela.

• Regras Simples: Mantenha as regras simples e fáceis de entender. Por exemplo, “Nós não batemos” ou “Pedimos as coisas com educação”.
  • Consistência: Seja consistente na aplicação das regras. Se uma regra é aplicável hoje, deve ser aplicável amanhã também.

4. Oferecer Alternativas

Em vez de simplesmente dizer “não” a uma criança, oferecer alternativas pode ajudar a redirecionar a atenção e reduzir a frustração.

• Escolhas Limitadas: Ofereça escolhas limitadas para dar à criança uma sensação de controle. Por exemplo, “Você quer vestir a camisa azul ou a vermelha?”.
  • Redirecionamento Positivo: Se a criança não pode fazer algo, redirecione-a para uma atividade aceitável. Por exemplo, “Você não pode desenhar nas paredes, mas pode desenhar neste papel”.

5. Reforço Positivo

Reforçar comportamentos positivos pode ser mais eficaz do que punir comportamentos negativos. Elogiar e recompensar a criança quando ela se comporta bem pode incentivar mais desse comportamento.

• Elogios Específicos: Elogie especificamente o comportamento positivo. Por exemplo, “Eu gostei muito de como você pediu isso com educação”.
  • Recompensas Tangíveis: Pequenas recompensas, como um adesivo ou um tempo extra de brincadeira, podem motivar a criança a continuar se comportando bem.

6. Ensinar a Expressão de Emoções

Ajudar a criança a identificar e expressar suas emoções pode reduzir a frequência das birras. Quando a criança sabe nomear seus sentimentos, ela pode comunicar o que está sentindo de forma mais eficaz.

• Vocabulário Emocional: Ensine palavras que descrevem emoções, como “feliz”, “triste”, “frustrado” e “zangado”.
  • Modelagem: Modele a expressão de emoções falando sobre seus próprios sentimentos. Por exemplo, “Eu estou me sentindo um pouco cansado agora, vou descansar um pouco”.

7. Criar um Ambiente Calmo

Um ambiente calmo e seguro pode ajudar a prevenir birras. Reduzir estímulos excessivos e proporcionar um espaço tranquilo pode ajudar a criança a se sentir mais segura e menos propensa a birras.

• Espaço Seguro: Tenha um espaço onde a criança possa ir para se acalmar, longe de estímulos excessivos.
  • Rotina Regular: Manter uma rotina regular pode proporcionar uma sensação de segurança e previsibilidade para a criança.

8. Praticar a Paciência e a Empatia

A paciência e a empatia são essenciais quando se lida com birras. Entender que as birras são uma parte normal do desenvolvimento infantil pode ajudar os pais a lidar com elas de forma mais eficaz.

• Empatia: Mostre à criança que você entende seus sentimentos. Por exemplo, “Eu sei que você está frustrado porque não pode brincar agora”.
  • Paciência: Lembre-se de que essa fase passará. Com o tempo, as birras se tornarão menos frequentes à medida que a criança aprende a lidar com suas emoções de maneira mais eficaz.

Conclusão

Lidar com birras pode ser desafiador, mas com paciência, compreensão e estratégias eficazes, é possível ajudar a criança a aprender a gerenciar suas emoções. Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente às várias abordagens. O mais importante é manter uma atitude positiva e consistente, proporcionando um ambiente seguro e amoroso onde a criança possa crescer e se desenvolver.

Te convido a conhecer nosso site Associação Guadalupe e nossos projetos, além do projeto Futuras Mães, temos nosso curso técnico de designer de sobrancelhas, manicure e palestras sobre aleitamento materno.