Aspirador nasal: o que é, como usar e qual o melhor?

A limpeza nasal segundo os  pediatras deve ser feita desde o nascimento, pois seu uso é totalmente seguro. Seu formato se adapta facilmente às pequeninas narinas dos bebês, possibilitando uma desobstrução segura e eficaz.

Para isso, faz-se necessário o uso do “aspirador nasal”:

O que é aspirador nasal?

Um aspirador nasal é um dispositivo projetado para remover o muco do nariz de um bebê ou criança pequena. Ele é usado para ajudar a aliviar o desconforto causado pelo congestionamento nasal, que pode ser causado por resfriados, alergias ou outras condições respiratórias.

Qual o melhor a ser usado e como usar?

Existem dois tipos principais de aspiradores nasais: os manuais e os elétricos. Os aspiradores manuais são simples e fáceis de usar. Eles geralmente consistem em uma ponta de silicone ou borracha que é encaixada no nariz do bebê e um tubo de plástico conectado à ponta que é usado para sugar o muco do nariz. O processo é simples: basta inserir a ponta no nariz do bebê e sugar o muco através do tubo. Os aspiradores manuais são baratos, fáceis de limpar e podem ser usados ​​em qualquer lugar.

Os aspiradores elétricos funcionam de forma semelhante aos manuais, mas utilizam uma fonte de energia para sugar o muco do nariz do bebê. Eles são mais caros do que os aspiradores manuais, mas são mais potentes e podem ser mais eficazes em remover o muco do nariz. Alguns modelos também vêm com acessórios para ajudar a limpar o nariz do bebê com mais precisão.

Quanto ao melhor aspirador nasal, não há uma resposta única para essa pergunta. A escolha depende das necessidades individuais do bebê e dos pais. Alguns aspiradores nasais são mais eficazes do que outros, e alguns são mais fáceis de usar do que outros. É importante ler estimativas de clientes e comparar recursos antes de decidir qual aspirador nasal é o melhor para você e seu bebê. É sempre importante seguir as instruções do fabricante para garantir o uso seguro e eficaz da aspiração.

Como limpar o aspirador nasal?

Para limpar o aspirador nasal, siga os seguintes passos:

1. Desmonte todas as partes removíveis do aspirador nasal, como o recipiente de coleta e a ponta de sucção;
  2. Lave as partes removíveis em água morna e com sabão neutro. Use uma escova macia para remover qualquer sujeira ou muco;
  3. Enxágue todas as partes em água corrente para remover completamente o sabão e deixe secar ao ar livre;
  4. Se houver alguma sujeira ou muco preso em alguma parte do aspirador nasal, use um cotonete ou escova de dentes macia para limpá-los;
  5. Certifique-se de que todas as partes estejam completamente secas antes de remontar o aspirador nasal.

É importante lembrar que a limpeza do aspirador nasal deve ser feita regularmente para evitar a emergência de bactérias e outros germes que possam causar doenças. Além disso, nunca compartilhe o aspirador nasal com outras pessoas para evitar a transmissão de germes e tolerância.

Benefícios de usar o aspirador nasal:

Alguns dos benefícios de usar um aspirador nasal incluem:

1. Melhora para os atletas: O aspirador nasal ajuda a remover o muco acumulado no nariz, o que pode melhorar os atletas do bebê ou da criança, especialmente durante a alimentação e o sono;
  2. Reduz o risco de infecções: A remoção do muco com o aspirador nasal pode ajudar a reduzir o risco de infecções, como resfriados e sinusites, pois o muco é um meio propício para o crescimento de bactérias e vírus;
  3. Melhora a qualidade do sono: Quando o bebê ou a criança consegue respirar melhor, a qualidade do sono também melhora, o que pode ter um impacto positivo no seu desenvolvimento e crescimento;
  4. Facilita a alimentação: O uso do aspirador nasal pode facilitar a alimentação, uma vez que o bebê ou a criança poderão respirar melhor durante o processo, o que torna a alimentação mais confortável e menos estressante para o bebê;
  5. Previne complicações respiratórias: Quando o excesso de muco não é removido do nariz, pode ocorrer congestão nasal prolongada, o que pode levar a complicações respiratórias, como complicações pulmonares e respiratórias.

É importante lembrar que, embora o aspirador nasal possa ser uma ferramenta útil para melhorar a saúde respiratória do bebê ou da criança, ele deve ser usado com cuidado e sob a supervisão de um adulto responsável.