IMAGEM TEXTO 2

Brincando e aprendendo: guia de atividades diárias:

Este guia visa fornecer uma série de atividades divertidas e educativas que você pode realizar diariamente com crianças. As atividades estão organizadas por faixa etária e abrangem diferentes áreas de desenvolvimento, incluindo habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais.

Faixa Etária: 0-2 anos

1. Exploração de Texturas

• Materiais: tecidos de diferentes texturas (sedoso, áspero, macio), brinquedos com várias superfícies.
  • Objetivo: estimular o tato e a percepção sensorial.
  • Atividade: deixe a criança tocar, segurar e esfregar diferentes tecidos e brinquedos. Fale sobre cada textura (“Isso é macio”, “Isso é áspero”).

2. Música e Movimento

• Materiais: instrumentos musicais simples (chocalhos, tambor pequeno) ou música tocada no celular.
  • Objetivo: desenvolver habilidades auditivas e coordenação motora.
  • Atividade: toque diferentes músicas e incentive a criança a mover-se ao ritmo, bater palmas ou sacudir os chocalhos.

Faixa Etária: 3-5 anos

1. Pintura com os Dedos

• Materiais: tinta atóxica para dedos, papel grande, avental.
  • Objetivo: desenvolver a criatividade e habilidades motoras finas.
  • Atividade: deixe a criança usar os dedos para pintar livremente no papel. Incentive-a a misturar cores e criar formas.

2. Construção com Blocos

• Materiais: blocos de construção de diferentes tamanhos e formas.
  • Objetivo: estimular o pensamento espacial e habilidades de resolução de problemas.
  • Atividade: peça à criança para construir uma torre, um castelo ou qualquer outra estrutura que imaginar.

3.  Jogo de Equilíbrio

• Materiais: fita adesiva colorida para marcar uma linha no chão.
  • Objetivo: melhorar o equilíbrio e a coordenação motora grossa.
  • Atividade: peça à criança para andar sobre a linha como se fosse uma corda bamba. Varie a atividade pedindo para andar de costas ou de lado.

4. Caça ao Tesouro

• Materiais: brinquedos ou objetos escondidos, pistas simples.
  • Objetivo: incentivar a observação e habilidades de resolução de problemas.
  • Atividade: esconda alguns brinquedos ou objetos pela casa e dê pistas para a criança encontrá-los.

Faixa Etária: 6-8 anos

1. Experiência de Vulcão Caseiro

• Materiais: bicarbonato de sódio, vinagre, corante alimentício, argila ou massa de modelar.
  • Objetivo: introduzir conceitos básicos de reações químicas.
  • Atividade: ajude a criança a moldar um vulcão com a argila. Coloque bicarbonato dentro e, quando estiver pronta, adicione vinagre com corante para simular a erupção.

2. Jardim de Ervas

• Materiais: vasos pequenos, terra, sementes de ervas (como manjericão, hortelã).
  • Objetivo: ensinar sobre o ciclo de vida das plantas e responsabilidade.
  • Atividade: ajude a criança a plantar as sementes, cuidar e observar o crescimento das ervas.

3. Hora da História

• Materiais: livros ilustrados apropriados para a idade.
  • Objetivo: promover o amor pela leitura e desenvolver habilidades de linguagem.
  • Atividade: leia uma história para a criança e depois converse sobre a trama, personagens e o que ela mais gostou.

4. Escrita Criativa

• Materiais: papel, lápis, marcadores.
  • Objetivo: estimular a imaginação e habilidades de escrita.
  • Atividade: peça à criança para criar uma pequena história ou um livro ilustrado. Ajude-a a escrever o texto e desenhar as ilustrações.

Faixa Etária: 9-12 anos

1. Culinária Básica

• Materiais: ingredientes e utensílios de cozinha.
  • Objetivo: ensinar habilidades de vida prática e matemática (medição).
  • Atividade: escolha uma receita simples e cozinhe junto com a criança, explicando cada passo do processo.

2. Projeto de Costura

• Materiais: tecidos, agulha, linha, tesoura.
  • Objetivo: desenvolver habilidades manuais e criatividade.
  • Atividade: ensine a criança a costurar um pequeno projeto, como um sachê de cheiro ou um marcador de livro.

3. Construção de Circuitos Simples

• Materiais: kit de circuitos (como um kit de eletrônica para crianças).
  • Objetivo: introduzir conceitos básicos de eletrônica e engenharia.
  • Atividade: monte circuitos simples seguindo as instruções do kit e explique como a eletricidade funciona.

4. Desafio de Construção com Papel

• Materiais: papel, fita adesiva, tesoura.
  • Objetivo: estimular a engenharia e resolução de problemas.
  • Atividade: desafie a criança a construir uma torre de papel que seja a mais alta possível, usando apenas papel e fita adesiva.

Conclusão

Incorporar uma variedade de atividades diárias que combinem diversão e aprendizado ajuda as crianças a desenvolverem uma ampla gama de habilidades. Adaptar as atividades para as necessidades e interesses específicos de cada criança torna o processo de aprendizado mais envolvente e eficaz.

Te convido a conhecer nosso site Associação Guadalupe e nossos projetos, além do projeto Futuras Mães, temos nosso curso técnico de designer de sobrancelhas, manicure e palestras sobre aleitamento materno.