Como aliviar cólicas em bebês?

A cólica em bebês, em especial os recém-nascidos, incomoda e preocupa mães e pais, é muito comum, mas não indica nenhum problema grave de saúde. Acompanhe.

Quando os bebês nascem, infelizmente, as temidas cólicas aparecem uma hora ou outra e muitos responsáveis vão aos consultórios pediátricos aflitos e sem saber o que fazer para aliviar a cólica do bebê. Nesse post vou trazer dicas e receitas caseiras que podem ajudar nesse processo, continue acompanhando:

O que causa as cólicas?

O médico explica que as cólicas estão relacionadas à flora intestinal do bebê. Quando existe um quadro de disbiose, que é uma disfunção da flora intestinal, informações errôneas são passadas para o cérebro, que responde aumentando o cortisol, hormônio do estresse, que pode causar irritação, choro e cólicas fortes.

Como aliviar as cólicas?

As cólicas em bebês podem ser bastante desconfortáveis para eles e estressantes para os pais. Embora não haja uma solução única para todas as situações, existem algumas técnicas que podem ajudar a aliviar as cólicas em bebês. Aqui estão algumas sugestões:

1. Massagem na barriga: Com movimentos suaves e circulares, massageie a barriga do bebê no sentido horário. Isso pode ajudar a aliviar a tensão abdominal e a promover a passagem de gases.

2. Calor local: Aplique uma compressa quente ou uma bolsa de água quente envolta em um pano fino na barriga do bebê por alguns minutos. O calor pode ajudar a relaxar os músculos abdominais e aliviar a dor.

3. Mudança de posição: Experimente segurar o bebê em diferentes posições, como deitado de bruços sobre o seu antebraço ou em posição vertical, apoiado no ombro. Às vezes, a mudança de posição pode ajudar a liberar os gases presos no sistema digestivo.

4. Movimentos suaves: Balance ou embale suavemente o bebê nos braços. Os movimentos rítmicos e suaves podem proporcionar conforto e alívio das cólicas.

5. Ruído branco: O som suave e constante de um ventilador, secador de cabelo ou máquina de ruído branco pode ajudar a acalmar o bebê e distraí-lo da sensação de desconforto causada pelas cólicas.

6. Amamentação adequada: Se você estiver amamentando, certifique-se de posicionar corretamente o bebê e verificar se ele está fazendo uma pega adequada no seio. Isso pode ajudar a evitar a ingestão excessiva de ar durante a alimentação, o que pode contribuir para as cólicas.

7. Chá de ervas: Alguns chás de ervas, como camomila ou erva-doce, podem ter efeitos suavizantes e ajudar a aliviar as cólicas em bebês. No entanto, é importante consultar o pediatra antes de dar qualquer chá ao seu bebê e verificar a idade adequada para a introdução de líquidos além do leite materno ou fórmula.

Diferença entre gases e cólicas:

A diferença entre gases e cólicas está relacionada à origem e aos sintomas que cada um deles apresenta. Vamos entender melhor cada um desses termos:

Gases:

Os gases intestinais são o resultado da produção normal de ar no sistema digestivo durante o processo de digestão. Eles consistem principalmente de ar engolido ao comer ou beber, bem como de gases produzidos durante a quebra dos alimentos no trato digestivo. Os gases intestinais são compostos principalmente de nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano.

Os sintomas comuns de gases incluem inchaço abdominal, sensação de plenitude, dor ou desconforto abdominal, eructação (arrotos) e flatulência (liberação de gases pelo ânus). Os gases intestinais são geralmente inofensivos e podem ser aliviados através de mudanças na dieta, redução do consumo de alimentos que causam gases, aumento da atividade física e uso de medicamentos de venda livre para alívio dos sintomas.

Cólicas:

As cólicas, por outro lado, referem-se a dores intensas e espasmódicas na região abdominal. Elas são causadas principalmente por contrações involuntárias e dolorosas dos músculos do trato gastrointestinal. As cólicas podem ter diversas causas, como distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável, constipação, diarréia, doença inflamatória intestinal, obstruções intestinais, cólicas menstruais, entre outras.

Os sintomas de cólica podem variar em intensidade e duração, mas geralmente incluem dor abdominal aguda, cãibras, sensação de pressão ou aperto, náuseas e alterações no funcionamento do intestino. O tratamento das cólicas depende da causa subjacente e pode envolver medicamentos para aliviar a dor, modificações na dieta, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, intervenções médicas específicas.

Em resumo, a principal diferença entre gases e cólicas está nos sintomas e nas causas subjacentes. Os gases são o resultado da produção normal de ar no sistema digestivo e causam inchaço abdominal, eructação e flatulência. Já as cólicas são dores intensas e espasmódicas na região abdominal, causadas principalmente por contrações musculares involuntárias no trato gastrointestinal. É importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado e tratamento adequado, caso você esteja enfrentando problemas com gases ou cólicas frequentes e persistentes.