Como armazenar leite materno?

Recentemente, falamos lá no Blog – Associação Guadalupe sobre Amamentação e desmame sem traumas, contudo nós sabemos as mudanças que ocorrem no corpo da mulher quando estão amamentando e por isso algumas mães produzem bastante leite e para não perderem elas armazenam.

E como eu posso armazenar esse leite materno? É isso que vamos descobrir no artigo de hoje:

Excesso de leite materno: o que fazer?

A hiperlactação é o termo usado para definir o excesso de produção de leite materno, algumas mães têm uma grande produção do hormônio responsável pelo leite materno: a prolactina.

O excesso de leite materno é normal nos primeiros dias de vida do bebê, pois somente assim é possível suprir as necessidades da criança.

A hiperlactação traz alguns sintomas as mamães e ao bebê:

À mãe:

• Aumento excessivo do tamanho da mama;
  • Dor difusa em todo o seio;
  • Predisposição a mastite;
  • Mamas que vazam constantemente.

Ao bebê:

• Engasgos frequentes;
  • Dificuldade no início da mamada com interrupções constantes;
  • Dores abdominais;
  • Fezes de coloração verde-escura e espumosa. (lembrando que as fezes normais do bebê podem ter tonalidade verde e amarela)

Nós citamos apenas uma causa para a produção excessiva de leite: a prolactina, mas, na verdade existe outro fator que pode contribuir com essa produção excessiva:

Problemas de manejo com a amamentação:

A primeira conduta da mamãe é colocar o bebê para mamar e deixar que esvazie todo o leite presente na mama, isso faz o corpo entender que deve produzir sempre MAIS- o que pode resultar no excesso de leite.

Para resolver esse problema, intercalar entre uma mama e outra não é uma boa solução, a única forma de fazer com que o corpo diminua a produção é deixar sobra de leite na mama.

Dessa forma naturalmente o corpo diminui a produção de leite, outra indicação é dar uma mama por vez para o bebê com o intervalo de 03 horas, caso o outro seio comece a doer ordenhe o suficiente para obter alívio.

E por fim para evitar engasgos para o bebê esvazie um pouco a mama antes dele (a) sugar.

Como armazenar leite materno?

Algumas mamães por produzir muito leite optam por doar esse leite para bancos de leite humano, mas até para doar é necessário saber como armazenar esse alimento. Então, vamos lá:

• Como conservar

Quando guardado na geladeira, o prazo de validade do leite materno será de 12 horas. No uso do freezer ou congelador, o leite deve ser congelado logo após a retirada. A validade, neste caso, estende-se para até 15 dias, se assim for mantido.

Se for para doação, deve ser armazenado congelado por no máximo 10 dias, quando deverá ser transportado para um banco de leite humano ou posto de coleta de leite humano. Para garantir a qualidade desse leite, é importante que o congelador tenha uma porta individual, separada do refrigerador, para melhor controle da temperatura.

Se o frasco não ficar totalmente cheio, a mulher pode completá-lo em outra coleta, deixando sempre um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite. Quando o leite materno de várias coletas diferentes for guardado no mesmo frasco, a validade será contada a partir da data da primeira coleta. Por isso, é importante.

• Como descongelar e aquecer

Para descongelar o leite materno, o frasco deverá ser retirado do congelador ou freezer e colocado em banho-maria, na água quente, com o fogo já desligado. O frasco deve ser agitado lentamente para misturar seus componentes, até que não reste nenhum gelo. O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção.

Uma boa dica para verificar a temperatura correta é pingar algumas gotas na parte interna do pulso. O leite deve estar em torno de 40º, levemente acima da temperatura corporal humana.

Quando descongelado, retirar apenas a quantidade que será consumida pelo bebê. O restante deve ser conservado na geladeira por até 12 horas. Após este período, o leite que estiver na geladeira deve ser descartado.

O leite materno muda …

Conforme o bebê cresce o leite muda passando por três fases principais:

• Colostro: é o primeiro leite produzido pela mulher e possui uma coloração amarelada sendo mais rico em proteínas e anticorpos;
  • Leite de transição: surge depois de uma semana e é mais rico em gorduras e carboidratos que o colostro, por isso mais espesso;
  • Leite maduro: aparece depois de 21 dias, contém proteínas e carboidratos, também é rico em anticorpos.

Por fim, para algumas mamães amamentar pode ser doloroso (como falamos no Blog ) mas não deixa de ser um momento de conexão entre mãe e filho (a) é um dos atos mais lindos de amor e proteção aos nossos bebês.

Amamentar é dar vida, amor e proteção ao seu bebê.

Benefícios da amamentação para o bebê:

• Alivia a cólica;
  • Evita o desenvolvimento de alergias;
  • Acalma o bebê;
  • Previne doenças.

Venha  conhecer nosso trabalho Projetos – Associação Guadalupe e ser um dos nossos doadores e apoiadores.