Como cuidar do umbigo do bebê?

Quando o bebê nasce muitos cuidados são necessários, inclusive o cuidado com o coto umbilical, ele possui suas fases até cair por completo e isso exige muitos cuidados. Mas, o que é coto umbilical ? Como cuidar?

O que é coto umbilical?

O coto umbilical é a estrutura que permanece depois que o cordão umbilical é cortado após o nascimento de um bebê. Durante a gravidez, o cordão umbilical liga o feto à placenta, fornecendo oxigênio e nutrientes essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento. Após o nascimento, o cordão umbilical é clampeado e cortado, deixando um pequeno pedaço que é conhecido como coto umbilical.

O coto umbilical é composto por tecido conectivo, vasos sanguíneos e células que ajudam a transportar nutrientes durante a gravidez. Ele geralmente tem uma aparência semelhante a um pequeno cordão grosso, de cor branca ou amarelada. Nos primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical pode ficar úmido ou pegajoso, mas eventualmente seca e encolhe. Geralmente leva cerca de uma a duas semanas para que o coto umbilical se desprenda naturalmente do umbigo do bebê.

Durante o cuidado do coto umbilical, é importante mantê-lo limpo e seco para prevenir infecções. Os pais geralmente são orientados a limpar o coto com uma solução antisséptica suave e mantê-lo exposto ao ar para ajudar na cicatrização. É importante evitar a imersão do bebê em banheiras ou piscinas até que o coto umbilical tenha caído completamente.

Quais são as fases do coto umbilical?

O coto umbilical passa por várias fases durante o processo de cicatrização após o nascimento do bebê. Aqui estão as fases típicas do coto umbilical:

1. Fase inicial: Logo após o nascimento, o cordão umbilical é pinçado e cortado, deixando um pequeno pedaço chamado de coto umbilical. Nesta fase, o coto é geralmente amolecido e apresenta uma cor esbranquiçada ou amarelada.

2. Secagem e encolhimento: Durante os primeiros dias após o nascimento, o coto umbilical começa a secar e encolher. A cor pode mudar para uma tonalidade mais escura, como marrom ou preto. É normal ocorrer um leve sangramento ou secreção ao redor do coto.

3. Formação de crosta: Conforme o coto umbilical seco, forma-se uma crosta ou uma pequena casca ao redor dele. Essa crosta é composta por células mortas da pele e pode variar em cor, geralmente apresentando tons de marrom ou preto.

4. Queda do coto: À medida que o coto umbilical continua a cicatrizar, a crosta fica cada vez mais solta e começa a se desprender. Isso pode ocorrer entre 7 a 21 dias após o nascimento do bebê, embora o prazo possa variar de um bebê para outro.

5. Cicatrização completa: Após a queda do coto umbilical, uma pequena ferida ou úlcera pode permanecer por alguns dias. No entanto, a pele geralmente cicatriza completamente em pouco tempo, deixando apenas uma pequena cicatriz em forma de umbigo.

Como limpar?

Limpar o umbigo do bebê é uma parte importante dos cuidados com o recém-nascido. Aqui está um guia básico sobre como realizar a limpeza adequada do umbigo do bebê:

1. Lave as mãos: Antes de começar, certifique-se de lavar bem as mãos com água e sabão, para evitar a propagação de bactérias.

2. Reúna os materiais necessários: Tenha prontos alguns materiais, como água morna, uma toalha limpa, algodão estéril e álcool 70% (opcional, dependendo das recomendações médicas).

3. Escolha o momento certo: Escolha um momento em que o bebê esteja tranquilo e confortável. Pode ser após o banho ou durante a troca de fralda.

4. Verifique as instruções médicas: É importante seguir as orientações específicas fornecidas pelo médico ou enfermeiro do bebê, pois eles podem ter recomendações específicas com base nas circunstâncias individuais do seu filho.

5. Limpeza com água morna: Use uma bola de algodão embebida em água morna para limpar suavemente ao redor do umbigo. Certifique-se de remover qualquer sujeira ou resíduo suavemente. Tenha cuidado para não esfregar com força, pois a área do umbigo é delicada.

6. Secagem cuidadosa: Use uma toalha limpa e seque o umbigo suavemente, dando leves batidinhas. Certifique-se de que a área esteja completamente seca.

7. Uso de álcool 70% (se recomendado): Se o médico do seu bebê recomendar o uso de álcool, você pode aplicar uma pequena quantidade de álcool 70% em uma bola de algodão estéril e limpá-lo suavemente ao redor do umbigo. Isso pode ajudar a prevenir infecções. Certifique-se de seguir as orientações específicas do médico.

8. Observação de sinais de infecção: Esteja atento a qualquer sinal de infecção no umbigo do bebê, como vermelhidão excessiva, inchaço, secreção com odor desagradável ou sangramento. Se notar algo incomum, entre em contato com o médico imediatamente.