Dicas para rotina noturna e de sono do bebê:

Há uma grande importância em estabelecer rotinas para os nossos bebês, ainda mais quando são pequenos e recém-nascidos, mas por que ?

A rotina é importante pois ajuda no crescimento e desenvolvimento de qualquer ser humano, quando falamos em rotina noturna ou rotina do sono falamos de bem-estar dos nossos bebês. Hoje, vou te apresentar dicas para criar uma rotina noturna com seu bebê, e os benefícios que ela pode trazer.

03 benefícios de uma boa rotina do sono:

Depois que nascem e se passam os primeiros seis meses de vida do bebê, eles costumam ficar ativos até a hora de dormir, não é mesmo mamães de plantão? Mas, como responsáveis, devemos estabelecer regularmente horários para nossas crianças dormirem, então aqui vai alguns benefícios decorrentes de uma boa rotina de sono.

1. Previne doenças e fortalece o sistema imunológico

Podemos chamar as noites mal dormidas de privação de sono, vivenciá-las diariamente pode acarretar desequilíbrio na produção de hormônios, causando problemas no coração.

1. Fortalece a memória

Enquanto dormimos nosso corpo trabalha incansavelmente, inclusive os estímulos que recebemos durante o dia dizem muito sobre nossa qualidade de sono, então um dos trabalhos do nosso corpo é filtrar todas as informações e armazenar o que é importante.

1. Melhora o desempenho físico

Durante o sono, também produzimos a leptina, o hormônio que controla a nossa sensação de saciedade, e como já sabemos, quando nos alimentamos de forma equilibrada, estamos nutrindo um corpo saudável e com mais disposição.

Como criar uma rotina de sono para o seu bebê?

Muitos bebês conseguem dormir bem durante a noite toda, já outros podem ter um pouco de dificuldade para dormir longas horas ou ainda podem “trocar o dia pela noite”. Nestes casos, algumas sugestões para ajudar o bebê a ter boas noites de sono são:

• Dar banho morno no bebê;
  • Contar uma história ou colocar uma música baixa e calma;
  • Manter o quarto do bebê com uma luz branda;
  • Diminuir os barulhos na casa na hora de dormir;
  • Fazer uma massagem.

Para estabelecer a rotina do sono é importante que estipule horários e faça todos os dias para que seu bebê entenda o que está acontecendo e se regre nos horários.

O ambiente e a temperatura precisam estar confortáveis para o bebê relaxar. Você pode checar com o seu pediatra a temperatura que ele recomenda. Se for usar ar condicionado, não deixe que o fluxo de ar atinja o seu bebê diretamente.

Com essas dicas seu bebê pode experimentar uma bela noite de sono que auxilie no desenvolvimento dele (a) e acorde mais revigorado. Fique por dentro das próximas novidades da maternidade aqui em nosso Blog – Associação Guadalupe.