associacao-guadalupe

Enxaqueca infantil: sintomas, remédios e tratamento.

Infelizmente, hoje a cefaléia é uma doença que acarreta a maioria da população brasileira, muitas vezes por estresse, má alimentação dentre outras causas. Já a enxaqueca se manifesta de forma cíclica e um dos motivos para sua aparição é a hereditariedade.

As crises de enxaqueca também estão entre as crianças, mas, o que causa a enxaqueca infantil? Além da hereditariedade, existem outros sintomas como a má alimentação.

Estilo de vida e a enxaqueca:

Tanto para a cefaleia quanto para a enxaqueca a má alimentação é um dos fatores principais que acarretam tanta dor.

No grupo dos alimentos, vale destacar alguns dos principais vilões para os enxaquecosos:

  • Queijos e outros alimentos que levam esse ingrediente, como pizzas;
  • Carnes industrializadas, tais como: salsichas, linguiças, salames e etc;
  • Cafeína: presente não só no café, mas também em alguns refrigerantes e energéticos;
  • álcool;
  • Glutamato: presente em alguns alimentos industrializados;
  • Miscelânia: presente em chocolates, nozes, fermentos, alguns adoçantes, entre outros alimentos.

Além disso, existem componentes do dia-a-dia que também podem desencadear os quadros de dores de cabeça em crianças tais como:

  • Odores fortes, como perfumes
  • Luminosidade intensa
  • Barulhos intensos
  • Mudanças climáticas
  • Alterações no padrão ou privação de sono
  • Intervalos longos entre refeições e/ou jejum

Esses dois tipos de influências acometem tanto adultos, quanto crianças e devem ser evitados por quem apresenta quadros de cefaleia intensa.

A enxaqueca infantil tem cura?

As idas ao médico, de preferência um neurologista faz com que seu pequeno já tenha um diagnóstico precoce e possa tratar o quanto antes, assim as dores podem  diminuir ao longo de  seu crescimento. 

Sem tratamento, quanto mais a criança cresce e se torna adulta as dores tendem a aumentar e possivelmente sem chances de cura, o tratamento passado pelo neurologista é a primeira coisa a se fazer para evitar as dores.

Mudanças no estilo de vida:

Como nós dissemos acima, além do tratamento passado pelo neurologista também é necessário que algumas mudanças sejam feitas no estilo de vida, como por exemplo na alimentação.

Algumas vezes a cefaleia ou enxaqueca é causada por má alimentação, então trocar os industrializados por produtos naturais é uma boa escolha.

Como aliviar a enxaqueca infantil?

Segundo o especialista, após o diagnóstico da enxaqueca, o primeiro passo é criar estratégias de tratamento junto com a família. 

O médico recomenda alguns hábitos que podem ajudar na prevenção das crises, como: 

  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Ter um sono adequado;
  • Evitar uso abusivo de telas;
  • Fazer atividade física regularmente;
  • Buscar medidas de relaxamento e redução do estresse;
  • Evitar o uso abusivo de analgésicos;
  • Fazer um diário da cefaleia para identificar os gatilhos, e evitá-los sempre que possível.

06 tipos de enxaqueca infantil:

Com aura

É a dor de cabeça incapacitante, antecedida de alguns sintomas neurológicos, chamados de “aura”, que servem para avisar que uma crise está por vir.

Os principais sinais de aura são: manchas coloridas, pontos cegos, sensação de formigamento, fraqueza muscular, confusão mental, sensação que as coisas ao redor estão girando, entre outros.

Sem aura

A enxaqueca sem aura, como o próprio nome sugere, é aquela que não apresenta aura, ou seja, não há sintomas neurológicos antecedentes à dor. 

Ela também é chamada de “enxaqueca comum”. Afinal, aproximadamente 70% das pessoas que se queixam de dores de cabeça têm enxaqueca sem aura.

Enxaqueca retiniana

Esse tipo de enxaqueca ocasiona uma perda de visão temporária em um dos olhos do paciente, cuja duração pode variar de minutos a meses. É mais comum em mulheres, principalmente durante o período fértil.

Pessoas que aparentam estar com esse problema devem procurar um médico o mais rápido possível, pois podem desenvolver complicações mais graves.

Enxaqueca hemiplégica

Esta variante é bastante semelhante a um derrame, pois provoca sintomas como perda de sensibilidade, fraqueza e a impressão de estar sendo alfinetado em todo o corpo.

Nem sempre ocorre a dor de cabeça nesse caso, mas, caso ela surja, sua duração pode variar entre poucas horas e alguns dias.

Enxaqueca sem dor de cabeça

Nessa variante não há dor de cabeça, por isso ela também é conhecida como enxaqueca silenciosa.

No entanto, há a ocorrência de outros sintomas, como aura, náuseas, distúrbios visuais, entre outros.

Enxaqueca crônica

Essa é uma das enxaquecas mais incapacitantes que existem. Pessoas nesse quadro costumam sentir uma dor de cabeça bastante intensa por, pelo menos, 15 dias do mês.

Por essa razão, grande parte das pessoas que sofrem com ela fazem uso de medicamentos para tentar aliviar a dor. No entanto, isso pode acabar surtindo o efeito contrário, fazendo com que a dor se torne ainda mais intensa e frequente.

Você conhece a Associação Guadalupe? 

A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consiste em oferecer acolhimento integral transitório às gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.

Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.

Te convido a conhecer nosso site Associação Guadalupe e nossos projetos, além do projeto Futuras Mães, temos nosso curso técnico de designer de sobrancelhas, manicure e palestras sobre aleitamento materno.

Nossa única missão é amparar e acolher as mamães em situação de vulnerabilidade. Somos uma instituição que conta com o apoio de doadores e benfeitores que nos ajudam dia após dia nas atividades da Associação. Caso você queira ser um parceiro e doador, é só clicar no botão abaixo: