Enxoval do bebê: como escolher a cadeirinha adequada?

Em nosso Blog  estamos falando de uma série de cuidados que devemos ter na hora de preparar o enxoval do bebê, assim sendo no artigo anterior (Como escolher a banheira adequada?) citamos alguns itens indispensáveis que não podem faltar no enxoval, dentre todos eles está o “Bebê Conforto” ou cadeirinha de segurança.

Esse item como falamos no artigo é de suma importância pois envolve a segurança do seu filho (a) nos passeios de família, idas ao médico e viagens mais longas. Para uso da cadeirinha é necessário estar atento (a) a algumas recomendações para uso adequado do bebê conforto. Vamos lá?

Qual a nova Lei da Cadeirinha 2022?

Algumas informações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alerta-nos sobre idades e pesos certos para uso da cadeirinha a fim de conseguirmos deixar nossos bebês seguros.  Assim sendo:

• Até um ano de idade ou 13 kg – Bebê conforto;
  • 1 a 4 anos ou peso entre 9 e 18 kg – Cadeirinha;
  • 4 a 7,5 anos – Assento de elevação (ou booster).
  • 7,5 anos até 10 anos – se a criança já tiver mais de 1,45m de altura ela pode passar a usar o cinto de três pontos. Caso a criança não tenha esse limite de altura ela precisa continuar utilizando o assento elevado.

Em Abril de 2021 ocorreu algumas mudanças no Contran, ou seja, desde lá obrigatoriamente crianças de 07 a 10 anos devem ser transportadas em banco traseiro no assento de elevação. A falta da cadeirinha pode acarretar multa de R $293,47 e 7 pontos na Carteira, outra medida é apreensão do veículo por não estarem andando com o equipamento no carro.

Tais medidas podem atrapalhar sua viagem, então vemos a importância de portar a cadeirinha de segurança quando temos um bebê.

Outras dúvidas podem surgir quando o assunto é a segurança, vamos entender algumas delas:

Pode transportar criança no banco da frente?

Sim, em alguns casos específicos o Contran autoriza o transporte de crianças no banco da frente, vejamos:

• Quando o banco traseiro já estiver ocupado com crianças menores de 10 anos;
  • Se o veículo vier de fábrica equipado com cintos de dois pontos no banco traseiro;
  • Veículo possui apenas esse tipo de banco, como no caso das picapes;
  • Quando a criança já tiver atingido 1,45m de altura.

A cadeirinha é obrigatória para motoristas de app ou taxistas?

Nesse caso o Contran não torna obrigatório o uso de cadeirinha ou bebê conforto para motoristas de aplicativo, então caso vá sair com criança e utilizar esse tipo de transporte é necessário entrar em contato com o motorista.

O que é assento de elevação?

O assento de elevação ou booster é um dispositivo que permite a criança ficar mais alta e que o cinto de segurança passe completamente pelo corpo da criança, evitando que a criança vá com o corpo pra frente em caso de uma freada brusca.

Qual a melhor cadeirinha para 0 a 36kg?

As mamães de plantão também perguntam: qual é a melhor cadeirinha para o meu bebê? Para os bebês recém nascidos, pesquisam afirmam que a cadeirinha Fisher Price é a melhor opção pois ela possui diversas opções de ajuste de altura e inclinação, além de base giratória 360°. Também é compatível com Isofix e sua capa pode ser removida para limpeza.

Nossos textos sobre enxoval de bebê e os cuidados vão continuar, se eu fosse você acompanhava nosso Blog – Associação Guadalupe.