associacao-guadalupe

Especial dia das  mães: dicas para mamães de primeira viagem

No dia 14 de Maio comemoramos o dia das mães, dia designado a honrar aquela que nos carregou em seu ventre e cuidou de nós em todas as fases desde o nascimento até a vida adulta.

A Associação Guadalupe  preza pelo amparo de mamães de primeira viagem que vivem em situações carentes, fornecendo cursos profissionalizantes, amparo com cestas básicas entre outros. Para que tudo isso seja possível a Instituição conta com uma rede de doadores, então, caso você queira doar e conhecer essa causa pode visitar nosso site.

Como é nossa missão ajudar e apoiar essas mulheres em situações de vulnerabilidade, o artigo de hoje vai trazer dicas para mamães de primeira viagem. 

Vamos lá? 

07 dicas para você, mamãe de primeira viagem:

Claro! Aqui estão algumas dicas para mães de primeira viagem:

1. Confie nos seus instintos: Lembre-se de que você conhece melhor o seu bebê. Confie nos seus instintos e faça o que você achar melhor para o seu filho. Não se compare muito com outras mães, pois cada bebê é único.

2. Peça ajuda quando precisar: Não tenha medo de pedir ajuda. Ser mãe é uma tarefa desafiadora, e é normal precisar de auxílio. Conte com o apoio do seu parceiro, familiares e amigos. Eles podem ajudar nas tarefas diárias ou apenas oferecer um ombro amigo.

3. Descanse sempre que possível: O sono é fundamental para a sua saúde física e mental. Tente descansar sempre que o bebê estiver dormindo. Delegue algumas tarefas domésticas para outras pessoas e não se preocupe com coisas menos importantes.

4. Crie uma rotina: Bebês se sentem seguros e confortáveis com rotinas. Estabeleça horários regulares para alimentação, sono e banho. Isso ajudará a criar uma sensação de previsibilidade tanto para você quanto para o bebê. No Blog – Associação Guadalupe tem artigo falando sobre como criar rotina e a importância dessa dica para a vida do bebê.

5. Não tenha medo de cometer erros: É normal cometer erros e aprender com eles. Ser mãe é um processo de aprendizado contínuo. Não se culpe por pequenos deslizes e lembre-se de que você está fazendo o seu melhor.

6. Cuide de si mesma: Lembre-se de que você também precisa cuidar de si mesma para poder cuidar do seu filho. Reserve um tempo para atividades que você goste, mantenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos leves (se permitido pelo seu médico) e procure manter-se emocionalmente equilibrada.

7. Aproveite os momentos com o seu bebê: Os primeiros meses de vida do seu filho passam rápido. Aproveite cada momento e tente não se preocupar demais com coisas que estão além do seu controle. Tire fotos, faça registros, brinque e curta os momentos especiais com o seu bebê.

Lembre-se de que cada mãe e cada bebê são diferentes, então nem todas as dicas podem se aplicar a todas as situações. Confie em si mesma e no seu amor pelo seu filho. Você está fazendo um ótimo trabalho!

Dicas para quando o bebê estiver perto de nascer:

1. Faça um plano de parto;

2. Visite as maternidades onde pretende ter o bebê;

3. Descanse nas últimas semanas antes da data do parto;

4. Economize para as vacinas;

6. Aceite ajuda;

7. Fique calma diante do choro do bebê;

10. Aprenda técnicas para aliviar as cólicas do bebê

Algumas técnicas que podem ajudar:

  • massagem shantala: pode ser feita desde os primeiros dias de vida;
  • banho de ofurô ou balde: a água morna acalma o bebê e o ambiente aconchegante faz com que ele se lembre do útero;
  • colocar o bebê de barriga para baixo;
  • fazer compressas com um pano aquecido ou bolsa de água quente: tenha cuidado com a temperatura e use sempre uma fralda de proteção, pois a pele do bebê é muito sensível.

11. Organize a bolsa do bebê para os passeios;

12. Peça ajuda se tiver dificuldades com a amamentação.

Ser mãe é desafiador e maravilhoso, errar faz parte então se permita chorar quando quiser e descansar quando se sentir sobrecarregada.

Conheça a Associação Guadalupe:

A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consiste em oferecer acolhimento integral transitório às gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.

Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.

Te convido a conhecer nosso site Associação Guadalupe e nossos projetos, além do projeto Futuras Mães, temos nosso curso técnico de designer de sobrancelhas, manicure e palestras sobre aleitamento materno.

Nossa única missão é amparar e acolher as mamães em situação de vulnerabilidade. Somos uma instituição que conta com o apoio de doadores e benfeitores que nos ajudam dia após dia nas atividades da Associação. Caso você queira ser um parceiro e doador, é só clicar no botão abaixo: