Fases do desenvolvimento da criança: recém nascido:

O desenvolvimento humano é dividido em diversas fases que vão desde o nascimento até a idade adulta. Cada fase é marcada por mudanças significativas no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da pessoa.

A fase de recém-nascido é a primeira etapa da vida humana e ocorre desde o nascimento até cerca de um mês de idade. Durante essa fase, os bebês passam por diversas mudanças e desenvolvimentos importantes.

Desenvolvimento do bebê até os seis meses de idade:

PRIMEIRO MÊS

Nesse início de vida, o bebê não controla nem a musculatura dos olhos. De todos os seus sentidos, a visão é a menos desenvolvida, por não ter sido exigida durante a gestação. No recém nascido, seu alcance é de 20 a 30 centímetros, mais ou menos a distância entre o rosto do bebê e o da mãe na hora da amamentação.  A visão dos recém-nascidos é bastante limitada e embaçada, mas eles podem detectar luz, sombras e movimentos. Eles preferem olhar para rostos humanos e padrões simples e contrastantes, como listras pretas e brancas.

Isso ocorre porque as duas retinas ainda não estão unidas. O bebê é míope. Para ajudar nesse avanço, coloque móbiles coloridos sobre o berço. O olhar do bebê é atraído por objetos em movimento e de cores contrastantes, como preto e branco.

SEGUNDO MÊS

Um dos grandes marcos desse período é o sorriso social. “Indica que o desenvolvimento psíquico e afetivo da criança está indo bem”, diz a pediatra. O bebê de 2 meses já consegue levantar o queixo, sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando. Tem também o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado.

Os bebês nascem com diversos reflexos primitivos que ajudam na sua sobrevivência e proteção, como o reflexo de sucção, o reflexo de Moro (que ocorre quando o bebê é assustado ou sente que está caindo) e o reflexo de busca (que faz o bebê virar a cabeça em direção a um estímulo, como o cheiro do leite materno).

Outros reflexos, como o de estender o corpo para trás se for subitamente levantado e o da marcha, começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta. A visão – as duas retinas se fundem – permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas.

TERCEIRO MÊS

Os bebês perdem cerca de 10% do seu peso corporal nos primeiros dias após o nascimento, mas geralmente recuperam o peso em duas semanas. Eles também desenvolvem habilidades motoras básicas, como agarrar e chutar.

A boca é o principal instrumento do bebê para conhecer o mundo. Ela discrimina consistência, volume, texturas dos objetos, das pessoas e até das partes do corpo do bebê. Ele ainda não leva o pé à boca, mas as mãos são saboreadas junto com brinquedos moles que já consegue pegar.

QUARTO MÊS

Os bebês dormem a maior parte do tempo, cerca de 16 a 17 horas por dia, em ciclos curtos. Eles acordam frequentemente para comer e precisam ser alimentados a cada duas a três horas.

A boca continua sendo o centro do conhecimento. Ele segue objetos visualmente até 180 graus. Tenta pegar brinquedos suspensos e pode passá-los de uma mão para outra. De bruços, fica cada vez mais com a cabeça firme e equilibrada. Começa a erguer o tórax.

QUINTO MÊS

O principal ganho desse período é girar a cintura. Deitada, a criança primeiro joga a bacia para o lado, depois as pernas e então o corpo. “É um girar desconectado do tórax. Significa que o fortalecimento da musculatura atingiu a cintura”, diz o pediatra Lembo. O bebê está perto de sentar.

SEXTO MÊS

Aos 6 meses, a visão estará quase igual à de um adulto. A audição do recém-nascido, ao contrário, é tão boa quanto a dos pais, porque começa a se desenvolver a partir do quinto mês de gestação. O feto escuta os movimentos dos órgãos maternos. A batida do coração da mãe gera ruídos que podem alcançar 95 decibéis. Tanto barulho quanto o de um helicóptero em pleno voo. Por isso, com apenas 3 dias, o bebê reconhece a voz da mãe e, em 20, emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho. Com 1 mês, ele registra a sequência de palavras e, com 8 semanas, será capaz de demonstrar preferência pelo idioma materno.

O bebê começa a sentar com apoio de travesseiros e almofadas, porque tem o controle total da parte torácica e da bacia.

É importante ressaltar que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo e as características e marcos mencionados acima são apenas uma orientação geral. Alguns bebês podem apresentar desenvolvimentos precoces ou tardios, e isso pode ser normal. Se houver preocupações sobre o desenvolvimento do bebê, é importante conversar com um médico ou profissional de saúde.

Conheça a Associação Guadalupe: