Os malefícios que o uso das chupetas causam:

A chupeta é uma grande aliada para as mamães de plantão, isso porque a chupeta acalma o bebê em uma crise de choro, ou até mesmo agitação, quando o bebê não consegue dormir após uma mamada. Mas, segundo as organizações da saúde, o recomendado é que os pais ofereçam chupeta com moderação.

Isso porque, o uso constante e diário da chupeta pode trazer inúmeros malefícios à saúde da criança, e hoje vamos compreender quais são esses malefícios, o uso correto da chupeta e se existem outras maneiras para substituir esse objeto.

Malefícios que a chupeta traz:

Como eu tinha dito anteriormente, a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso da chupeta, isso por que:

Problemas de amamentação: O uso da chupeta pode causar confusão de bicos em bebês amamentados no seio. Se o bebê ainda está aprendendo a amamentar, é recomendado que a amamentação seja bem estabelecida antes de introduzir a chupeta.

Dependência e desmame: O uso prolongado da chupeta pode levar à dependência e dificultar o processo de desmame. É importante considerar limitar o uso da chupeta conforme o bebê cresce e desenvolver outras maneiras de lidar com o estresse e a necessidade de sucção.

Problemas na fala: Quando a criança está usando a chupeta, o movimento de sucção realizado promove a flacidez dos músculos da boca e da face, o que, ao longo do tempo, causa alterações na posição da língua, que pode acabar ficando mais para frente ou mais para baixo. Essa alteração pode dificultar a realização dos movimentos específicos de produção dos fonemas, prejudicando a fala.

Dicas para seu bebê abandonar a chupeta:

Aqui estão sete dicas para ajudar seu bebê a parar de usar chupeta:

1. Introduza alternativas: Apresenta outros objetos reconfortantes, como um cobertor macio, um brinquedo de pelúcia ou um tecido, para ajudar seu bebê a encontrar uma nova forma de conforto. Gradualmente, substitua a chupeta por esses itens.

2. Reduza gradualmente o uso: Diminua o tempo de uso da chupeta de forma gradual. Comece restringindo o uso a determinados momentos, como na hora de dormir ou durante cochilos. Em seguida, vá diminuindo esses momentos gradualmente ao longo do tempo.

3. Identifique os momentos de dependência: Observe os momentos em que seu bebê usa a chupeta com mais frequência, como quando está entediado, com fome ou cansado. Tente encontrar outras maneiras de atender às necessidades dele nessas situações, como brincar, alimentá-lo ou colocá-lo para dormir.

4. Ofereça conforto alternativo: Quando seu bebê sentir a necessidade de chupar, ofereça uma alternativa, como um bico de mamadeira vazio ou um copo de água. Isso pode ajudar a satisfazer o desejo de sucção sem depender da chupeta.

5. Dê o exemplo: Se você usa a chupeta como hábito, considere parar de usá-la também. As crianças tendem a imitar os pais, então, se veem você sem chupeta, podem ser mais propensas a abandoná-la também.

6. Elogie e recompense: Reforce positivamente o comportamento do seu bebê sempre que ele não estiver usando a chupeta. Elogie-o e ofereça pequenas recompensas, como adesivos ou elogios verbais. Isso pode incentivar o comportamento desejado.

7. Paciência e consistência: Lembre-se de que parar de usar a chupeta é um processo gradual e pode levar algum tempo. Seu bebê pode sentir falta da chupeta inicialmente e pode haver momentos de resistência. Seja paciente e consistente com a abordagem que escolher, pois isso ajudará seu bebê a se adaptar a essa mudança.

Lembre-se de que cada bebê é único, e pode ser necessário ajustar essas dicas para atender às necessidades individuais do seu filho. Se você tiver preocupações adicionais ou encontrar dificuldades significativas, é sempre recomendável consultar o pediatra do seu bebê para obter orientações específicas.

Meu filho já usa chupeta, o que fazer???

A decisão sobre o uso da chupeta é pessoal e varia de família para família. Algumas crianças usam chupeta sem problemas, enquanto outras podem enfrentar dificuldades em abandonar o hábito. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

1. Introduza a transição gradualmente: Reduza o uso da chupeta aos poucos, limitando-o a momentos específicos, como na hora de dormir ou em situações de conforto. Isso permite que a criança se acostume a passar períodos sem chupeta.

2. Identifique os gatilhos: Observe os momentos em que seu filho usa a chupeta com mais frequência. Pode ser quando está cansado, irritado ou entediado. Tente encontrar alternativas para lidar com essas situações, como oferecer um brinquedo, abraço ou atenção extra.

3. Envolver a criança na decisão: Se seu filho for mais velho, envolva-o na decisão de abandonar a chupeta. Explique os motivos pelos quais é importante deixá-la de lado, como o crescimento dos dentes e a habilidade de falar corretamente. Deixe-o sentir que está participando ativamente da escolha.

4. Ofereça incentivos e recompensas: Estabeleça um sistema de recompensas para encorajar seu filho a parar de usar a chupeta. Isso pode incluir elogios, adesivos ou pequenas recompensas, como um passeio especial, quando ele conseguir passar um determinado período de tempo sem a chupeta.

5. Seja paciente e consistente: Abandonar a chupeta pode levar tempo e pode haver momentos de resistência ou recaída. Seja paciente e continue oferecendo apoio e incentivo ao seu filho. Seja consistente nas regras estabelecidas para o uso da chupeta.