Por que alguns bebês se assustam tanto?

Nós sabemos o quanto os ouvidos dos bebês são sensíveis a qualquer barulho , não é mesmo? Isso acontece porque antes de nascerem estão protegidos na barriga da mãe, longe de qualquer barulho que venha atrapalhar o soninho deles.

Depois de nascidos os limites  já não existem, os nenéns podem ser interrompidos por qualquer barulho ou luz forte provocando o susto, o que é normal nos primeiros meses de vida do bebê até a sua adaptação.

Esses susto normalmente são recorrentes na hora de dormir. Mas, o que fazer quando isso acontece? Como sempre, nós da Associação Guadalupe estamos aqui para te orientar em mais uma questão. Vamos lá?

O que fazer quando meu bebê se assusta?

Quando o bebê se assustar, a principal orientação é fazer com que ele se sinta confortável e seguro. Caso seu bebê se assuste com barulhos, é importante pegá-lo no colo para que se sinta acolhido e protegido e se possível se afastar do local do barulho.

05 Dicas para acalmar o bebê:

Depois de um susto é normal que o bebê fique agitado e chorando, por isso é importante que a mamãe mantenha a calma e coloque em prática as dicas abaixo:

Manter o bebê embalado;

Esse carinho e aperto indica segurança e proteção para o bebê, assim como era no útero da mãe, então muitas vezes manter o bebê bem embalado nos seus braços ou em cobertores é a melhor opção.

Use e abuse dos sons;

Existem bebês que dormem apenas a base de algum barulho ou musiquinha, e por vezes por acharmos que estão agitados e irritados não apostamos nas músicas. Mas, é aí que devemos usar e abusar dos sons, talvez algum barulho que a criança goste é o suficiente para acalmá-lo.

Traga-o para perto de você;

O bebê é reflexo da família; ou seja, analise com que tipo de ambiente ele sempre foi acostumado e tente reproduzir isso. Por exemplo, se ele está acostumado com muita luz e barulho, trazer esses aspectos pode ajudar na hora de entender como acalmar o bebê.

Além disso, manter a calma na situação é de extrema importância, não só para poder atender às necessidades do bebê chorando muito, mas também para não transmitir mais desespero.

O toque físico, especialmente da mãe, também é um calmante natural para a criança. Outra dica é colocá-la perto do coração, já que durante a gestação ela se acostuma a ouvir os batimentos cardíacos da mãe. Isso pode ajudar a tranquilizar o bebê.

Balance o bebê;

Movimentos leves em um ritmo regular pode ajudar a acalmar o bebê. Essa atitude é praticamente automática dos adultos, que costumam embalar o pequeno com frequência, até para fazer dormir. A grande questão é ter cuidado para não deixar o bebê tonto.

Para tranquilizá-lo, além de só balançar, você pode dar “toquinhos” nas costas do bebê com a palma da mão, caminhar lentamente com ele no colo, balançá-lo em uma cadeira ou até mesmo no berço.

Aposte nos banhos relaxantes;

Hoje em dia as mamães contemporâneas estão por dentro de como preparar um banho relaxante para seu bebê, e agora vamos ver quais são os produtinhos mais usados nesse momento.

Deixe tudo pronto antes

Para evitar que o pequeno se resfrie, garanta que todas as portas e janelas estejam fechadas, impedindo a passagem de correntes de ar. Deixe toalhas, roupinhas, fraldas e demais objetos organizados e à mão. Assim, os cuidados pós-banho serão mais rápidos, evitando chororô. O ideal é que a criança fique de 5 a 10 minutos na água, antes que ela se esfrie.

Deixe o bebê enrolado em uma fralda de pano

Seja em banheira tradicional ou ofurô, a técnica do “pacotinho” funciona bem com recém-nascidos. Pois ajuda o pequeno a se sentir mais protegido, já que lembra o conforto do útero da mãe. Aos poucos, à medida que ele fica mais habituado ao banho, pode entrar na água sem a fralda de pano. Claro que só vale para o segundo banho, pois fica inviável higienizar o bebê assim.

Faça massagens antes do banho

A shantala, tipo de massagem indiana feita especialmente em bebês, é uma ótima maneira de começar o banho. Normalmente, ela é realizada com o bebê totalmente pelado (ou apenas de fralda), deitado sobre as pernas da mãe, que fica sentada ao chão com as costas apoiadas. Se quiser, use um óleo natural nas mãos para tornar a massagem mais suave.

Atenção à temperatura da água

Em dias quentes, é indicado que a água esteja em torno dos 37˚C. É importante que você tenha o cuidado de verificar a temperatura com o dorso da mão (ou um termômetro específico para isso, se preferir) antes de colocar o bebê na água. Em dias mais frios, a temperatura pode variar entre 37,5˚C e 37,8˚C. Se o bebê começar a revelar sinais de desconforto, é só colocar um pouco mais de água fria.

Experimente aromatizar o ambiente

Para recém-nascidos, não é recomendável colocar nenhum produto na água. Mas você pode deixar o local do banho com um cheirinho mais gostoso com a ajuda de um aromatizador de ambiente, seja em forma de difusores ou sachês. Prefira, claro, essências mais fracas e naturais. No bebê, use produtos com aroma suave, como o shampoo e o condicionador da linha Hidratação Enriquecida Baby Dove. Os produtos são formulados exclusivamente para a pele delicada dos bebês, são hipoalergênicos, com pH balanceado para todos os tipos de pele dos bebês, além de proporcionar um banho sem lágrimas.

Tente manter o corpinho dele embaixo d’água

Quanto mais o corpo do pequeno estiver fora d’água, mais frio ele vai sentir. Os pediatras indicam que a água da banheira fique entre 10 e 15 cm, para evitar acidentes. Ainda assim, tente manter o corpinho do bebê submerso na medida do possível para que ele se sinta confortável ali.

Sobre – Associação Guadalupe trabalhamos com o amparo de mamães e mulheres gestantes que não se encontram em boas condições, dessa forma oferecemos cursos profissionalizantes, e diversos projetos que visam desenvolver as futuras mamães. Caso, queira apoiar essa causa te convidamos a fazer sua doação no botão abaixo: