1 texto

Refluxo: quais cuidados tomar?

Além do banho de sol que os pequenos necessitam assim que nascem veja o post aqui Blog – Associação Guadalupe  da mesma forma é com o refluxo, muitos dos bebês nascem com refluxo ou adquirem e por isso é muito importante redobrar a atenção e saber tudo sobre o assunto. Vamos lá?

O que é o refluxo?

O refluxo gastroesofágico, comumente conhecido como refluxo, é uma condição em que o ácido do estômago retorna para o esôfago, causando sintomas desconfortáveis ​​e, em alguns casos, complicações graves. Essa condição ocorre quando o esfíncter esofágico inferior, que normalmente impede o refluxo do ácido do estômago para o esôfago, não funciona adequadamente.

Os sintomas do refluxo podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem azia, regurgitação, dor no peito, tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir. Esses sintomas podem piorar após as refeições, ao deitar-se ou ao se curvar.

Como é desencadeado o refluxo em bebês?

O refluxo em bebês, também conhecido como refluxo gastroesofágico infantil (RGEI), é comum e ocorre devido ao esfíncter esofágico inferior (EEI) ainda em desenvolvimento. Este músculo localizado na junção entre o esôfago e o estômago é responsável por manter o conteúdo estomacal no estômago e evitar o refluxo para o esôfago.

No entanto, em bebês, o EEI ainda não está totalmente maduro, o que pode permitir que o conteúdo estomacal, incluindo o ácido, volte para o esôfago com mais facilidade. Além disso, outros fatores contribuem para o refluxo em bebês:

1. Posição do bebê: Quando um bebê está deitado ou com a barriga para baixo, é mais provável que o conteúdo do estômago volte para o esôfago.

2. Sistema Digestivo Imaturo: O sistema digestivo de um bebê ainda está em desenvolvimento, o que pode torná-lo mais propenso ao refluxo.

3. Consumo de leite: A alimentação dos bebês, seja com leite materno ou fórmula, pode contribuir para o refluxo, especialmente se o bebê ingerir uma quantidade excessiva de leite ou se a fórmula não for bem tolerada.

4. Alergias alimentares: Certas alergias alimentares podem causar irritação no trato digestivo do bebê, o que pode levar ao refluxo.

Os sintomas de refluxo em bebês podem incluir regurgitação, vômitos frequentes, irritabilidade durante ou após as mamadas, recusa alimentar, dificuldade para ganhar peso e irritação na garganta devido ao ácido estomacal.

Embora o refluxo seja comum em bebês e geralmente melhora com o tempo à medida que o sistema digestivo amadurece, é importante monitorar os sintomas e procurar orientação médica se houver preocupações ou se os sintomas forem graves. O pediatra pode oferecer orientações sobre mudanças na alimentação, técnicas de alimentação e, em casos mais graves, prescrever medicamentos para ajudar a controlar o refluxo.

Cuidados caso seu bebê tenha refluxo:

Quando se trata de cuidar de um bebê com refluxo, há várias medidas que os pais podem adotar para ajudar a minimizar o desconforto do bebê e reduzir os episódios de refluxo. Aqui estão alguns cuidados importantes:

1. Posição durante a alimentação: Mantenha o bebê em posição vertical durante a alimentação e por pelo menos 30 minutos após cada mamada. Isso ajuda a evitar que o leite regurgite do estômago para o esôfago.

2. Alimentação em pequenas quantidades e com mais frequência: Ofereça mamadas menores e mais frequentes ao bebê, em vez de grandes quantidades de uma só vez. Isso ajuda a reduzir a pressão no estômago e pode diminuir a incidência de refluxo.

3. Evite deitar o bebê imediatamente após a alimentação: Espere pelo menos 20 a 30 minutos antes de deitar o bebê para evitar o refluxo.

4. Eleve a cabeceira do berço: Coloque o colchão do berço em uma inclinação leve, elevando a cabeça do bebê. Isso pode ajudar a reduzir o refluxo durante o sono.

5. Evite roupas apertadas: Escolha roupas confortáveis e soltas para o bebê, evitando peças que pressionem a barriga e o estômago.

6. Evite agitação após as mamadas: Evite balançar ou movimentar muito o bebê logo após as mamadas, pois isso pode aumentar o risco de refluxo.

7. Fique atento aos sinais de desconforto: Observe os sinais de desconforto no bebê, como irritabilidade, choro excessivo após as mamadas e dificuldade para dormir. Esses podem ser sinais de refluxo.

8. Posicionamento durante o sono: Durante o sono, coloque o bebê de lado ou de barriga para cima, seguindo as recomendações de segurança do sono para reduzir o risco de sufocamento e síndrome da morte súbita do lactente (SMSL).

9. Consulte um médico: Se os sintomas de refluxo do bebê forem persistentes ou graves, consulte um pediatra. Eles podem fornecer orientações específicas e, se necessário, prescrever medicamentos para ajudar a controlar o refluxo.