A importância do brincar para o desenvolvimento do bebê:

A criança se desenvolve de inúmeras formas, uma delas é através da brincadeira, infelizmente ainda hoje existem tabus sobre esse assunto de a criança aprender e se desenvolver brincando.

Mas, entretanto, vamos compreender todo esse processo de desenvolvimento e como o brincar pode ser fundamental no processo de crescimento do seu bebê.

No Blog  na matéria Para que serve o tapete de atividades para os bebês? conversamos sobre a autonomia dos bebês sendo adquirida através do tapete de atividades, e podemos considerar esse post como continuação.

Qual a importância do brincar na primeira infância??

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro,  brincar é uma interação espontânea e autêntica, livre de julgamentos. Há muitos estudos que mostram que se não brincarmos podemos ter menos competências emocionais e sociais, bem como criativas”, afirma.

Algumas das principais importâncias do brincar para as crianças incluem:

1. Desenvolvimento cognitivo: Através do brincar, as crianças experimentam e aprendem sobre o mundo ao seu redor, usando a imaginação e a criatividade. Através da brincadeira, elas aprendem a solucionar problemas, desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, bem como desenvolvem habilidades motoras e de coordenação.
  2. Desenvolvimento emocional: A brincadeira também ajuda as crianças a desenvolver habilidades emocionais importantes, como empatia, autocontrole, resiliência e autoestima. As crianças aprendem a lidar com situações estressantes e a regular suas emoções por meio de jogos e brincadeiras.
  3. Desenvolvimento social: Brincar com outras crianças ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes, como a capacidade de compartilhar, trabalhar em equipe, negociar e resolver conflitos. A brincadeira também ajuda as crianças a desenvolver relacionamentos positivos com seus pares e adultos.

9 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças:

Infelizmente, hoje em dia o mundo está cercado pelo avanço e evolução das máquinas digitais, o que consequentemente atrai nossos pequenos ao mundo das telinhas.

Muito tempo em frente da TV, tablet, computador ou celular pode ser trágico para o desenvolvimento e despertar criativo da criança, precisamos incentivá-los as brincadeiras como nos velhos tempos.

Tudo é construção de hábitos, além do incentivo devemos criar o hábito de brincar com nossas crianças, e como fazer isso? Vamos às dicas!!

Não é necessário investir em muitos brinquedos, até porque nos velhos tempos tudo era muito simples e inventado da mente das crianças, possa até ser que você encontre alguns materiais em sua casa:

Aqui estão cinco sugestões de brincadeiras divertidas e educativas para crianças:

1. Caça ao tesouro: Esconda alguns objetos pela casa ou no quintal e faça uma lista de pistas para as crianças encontrarem cada objeto. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  2. Teatro de fantoches: Crie personagens de fantoches com as crianças e ajude-as a montar uma história simples. Depois, faça uma apresentação para a família ou amigos, o que pode ajudar a desenvolver habilidades de criatividade e comunicação.
  3. Pintura com as mãos: Fornecer tinta para as crianças e deixá-las se divertirem criando arte com as mãos. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades motoras finas e criatividade.
  4. Jogo de memória: Coloque algumas cartas viradas para baixo e peça às crianças que encontrem os pares correspondentes. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades de memória e concentração.
  5. Festa do pijama: Organize uma festa do pijama para as crianças, com jogos, filmes, pipoca e outras guloseimas. Isso pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe, além de ser uma diversão agradável para a criançada;
  6. Pular corda: Ajuda no desenvolvimento motor, especialmente na psicomotricidade, no equilíbrio corporal, na noção do tempo, percepção do corpo e reflexos. Além disso, promove a diversão e o sentimento de superação pessoal, importante para estimular os pequenos na prática esportiva.
  7. Gato Mia: Uma brincadeira de percepção, já que é feita em um ambiente escuro ou de vendas nos olhos. Por isso, é uma brincadeira sensacional para trabalhar a audição, a percepção de espaço e desenvolver o sentimento de confiança na criança e nos amigos.
  8. Massinha de modelar: Além de diversão garantida, brincar com a massinha estimula a aprendizagem e ajuda na preparação para a escrita por meio do fortalecimento dos músculos das mãos e dos dedos.

Ademais, isso também ajuda no desenvolvimento das capacidades motoras finas. A massinha de modelar é também um excelente incentivo à criatividade e à imaginação

9.  Jogo Caça ao tesouro: Essa é uma brincadeira clássica que estimula a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, a cooperação, agilidade e estratégia. Ao ter que interpretar informações e desvendar as charadas, as crianças são estimuladas em muitos aspectos, mesmo as mais pequenas. Outro ponto positivo é que jogos em equipe são ideais para crianças tímidas se enturmar.

Venha  conhecer nosso trabalho Projetos – Associação Guadalupe e ser um dos nossos doadores e apoiadores.