Desconfia de uma gravidez? Conheça os testes mais confiáveis e saudáveis.

Saber de uma gravidez é motivo de muita alegria em diversos lares e famílias que tanto esperaram por isso. Desconfiar de uma futura gestação também, normalmente é o primeiro passo para se ter a confirmação, e portanto testes são realizados para que a mulher e seu parceiro se preparem para a vinda de um novo indivíduo. Neste artigo  apresentarei alguns métodos infalíveis para descobrir uma possível gestação, os métodos são confiáveis e saudáveis para a sua saúde.

Devido a tantas evoluções, atualmente é mais fácil saber se uma mulher está gestante ou não. Antigamente, usava-se de métodos tradicionais para descobrir uma gravidez, exemplo disso é que anteriormente moças faziam xixi em um saco com cevada e trigo, caso a cevada germinasse seria um menino, se o trigo germinasse seria uma menina. Quando não acontecia nada, concluía-se que a mulher não estava grávida.

Os tempos mudaram e tudo é mais eficiente agora, teste de farmácia e laboratório são mais confiáveis e precisos na hora da verdade.

05 maneiras para saber se estou grávida:

1. Mudança ou dor nas mamas:

Além do atraso menstrual, a mudança das mamas também é um sinal para desconfiar. Eles podem ficar inchados, doloridos e com aréolas e mamilos mais escuros do que o normal.

Isso acontece porque os tubérculos de Montgomery, glândulas que preparam aréola e mamilo para a amamentação, se desenvolvem e incham. Outros sinais anatômicos são a saída de colostro do mamilo, um líquido branco produzido em função da regulação hormonal oscilante; a coloração arroxeada na mucosa vaginal (sinal de Kluge) e a cianose vaginal e cervical (sinal de Chadwick), que muda a cor dessas regiões por causa do aumento no fluxo de sangue.

1. Atraso menstrual:

Aqui, temos o mais famoso de todos os sintomas: o atraso menstrual, aliás, alguns sangramentos podem até indicar a existência de uma gestação, como o de aspecto marrom e menos intenso, que acontece quando há implantação do embrião no endométrio.

Inclusive, em nosso Blog – Associação Guadalupe  na matéria Sangramento na gravidez, é normal? – Associação Guadalupe, nós te mantemos informada sobre o assunto que mais pode causar dúvidas e preocupações para as mamães.

1. Sintomas do corpo:

Prisão de ventre, urinar com frequência e alterações de humor podem acontecer, mas não são sintomas preditivos de gestação. Por outro lado, se vierem acompanhados com os sinais apresentados anteriormente e o próprio atraso na menstruação, é melhor ligar o alerta. A maioria das manifestações físicas está relacionada ao aumento gradativo do hormônio da gravidez, como o beta-HCG, produzido pelo ovário logo após a concepção; a progesterona, que é produzida em altas doses enquanto a placenta está se formando; e o estrogênio, que favorece a dilatação dos vasos e prepara o corpo para o aumento do volume de sangue nas veias e artérias. Os sintomas de gravidez mais comuns são:

• Labilidade emocional acompanhada de sonolência;
  • Sensação de cansaço;
  • Cólicas de baixa intensidade;
  • Náusea, sensação de azia frequente e refluxo;
  • Alteração do hábito menstrual;
  • Aumento das secreções vaginais e lubrificação;
  • Inchaço nos pés e nas pernas;
  • Olfato e paladar mais apurado;

Teste de farmácia:

Esse tipo de teste mede a presença de HCG na urina da mulher, que é produzido quando se está gestante, nesse sentido surgem dúvidas entre mulheres sobre qual o melhor dia para realizar o teste. Segundo médicos o teste pode ser realizado após um dia de atraso menstrual ou mais tardar de 3 a 5 dias, caso a mulher já esteja com sintomas de gravidez também é indicado.

Exame de sangue

Contudo,  independente do resultado do teste de farmácia, é recomendável que seja realizado o exame de sangue, ou o teste em laboratório, com ele é possível ter um resultado mais preciso e confiável. Com exatidão o exame consiste em colher uma quantia do sangue da mulher e analisar se a níveis de HCG indicando gravidez ou não.

O que fazer depois de positivo?

Procurar um médico após a realização do exame de sangue e a confirmação de uma gravidez é indicado que a mamãe procure um médico que possa avaliar e acompanhá-la durante toda a gestação.

Iniciar o pré natal, nesse mesmo sentido após a primeira consulta você dará início ao pré natal para tirar dúvidas sobre a gravidez, como se cuidar e acompanhar o desenvolvimento do bêbe com o passar dos meses, até o dia do parto.

É possível estar grávida e não apresentar sintomas?

Mesmo com um “punhado de sintomas” a resposta é SIM pode acontecer da mulher estar gestante e não apresentar sintomas e isso acontece com aquelas que:

• possuem menstruação irregular e que não menstruam por uso de hormônios ou alguma questão de saúde;
  • estão com sobrepeso e têm dificuldade em perceber o aumento do útero e o bebê se mexendo;
  • são extremamente atarefadas e têm dificuldade de perceber as alterações do corpo.

Espero que com essas dicas você leitora e talvez futura mamãe se cuide, coma de forma saudável e tenha uma gestação tranquila e fora de risco.

A Associação Guadalupe oferece o Projeto Futuras Mães, que tem por objetivo cuidar de gestantes que vivem em condições sociais e emocionais desfavoráveis. Estas mulheres recebem assessoria de uma equipe multiprofissional, bem como palestras sobre o melhor cuidado para o bebê, aleitamento materno, sustentabilidade e outros tópicos.

Te convido a conhecer nosso Blog, temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos da maternidade.