pexels-alexandro-david-1912359

Sangramento na gravidez, é normal?

Muitas mamães passam pela situação desesperadora de ter um sangramento no início da gestação, e nunca sabem concluir se é normal ou considerado perigoso. Essas dúvidas acabaram, nesse artigo te ajudaremos a entender mais sobre o sangramento na gravidez.

Devo me preocupar?

Já dissemos aqui a importância do acompanhamento médico após a confirmação da gestação, essa atitude te manterá mais conectado e por dentro do crescimento do seu bebê. Sendo assim, quando ocorrer algum sangramento no período da gravidez é de suma importância que você recorra ao seu médico.

Embora o aconselhável é procurar o especialista imediatamente, alguns estudos tranquilizam as mamães dizendo que nos primeiros meses é normal que ocorram pequenos sangramentos. Voltando a dizer que cada caso é um caso, contudo necessita de acompanhamento médico que descarte qualquer hipótese desesperadora e te tranquilize!

O que significam esses sangramentos?

Como dito antes, nos primeiros meses não é considerado perigoso uma vez que o útero está se preparando para fecundar o embrião, e participar de todo um processo de ‘migração’, essa ação pode causar rompimento de alguns vasos sanguíneos.

Hemorragia Vaginal

Ainda nesse mesmo sentido, encontra-se esse termo “Hemorragia Vaginal” para representar o que foi descrito acima. Alguns médicos alertam para causas que levam  a esses sangramentos, dentre eles são:

  • Ameaças da perda real do bebê
  • Gravidez ectópica ( embrião implantado nas trompas, colo do útero ou ovário)
  • Placenta baixamente inserida
  • Início de trabalho de parto

Quando deve ser considerado perigo?

Caso a mulher apresenta sangramentos recorrentes, com grandes quantidades e acompanhado de cólica, é recomendado que procure seu médico.

Cuidados

Após o diagnóstico médico e a informação da origem da hemorragia vaginal só assim a progressão para os cuidados. É importante dizer que nenhuma mulher grávida deve se automedicar, portanto consulte seu médico.

Seja um parceiro solidário da Associação Guadalupe fazendo sua doação.