associacao-guadalupe

Sangramento na gravidez, é normal?

Muitas mamães passam pela situação desesperadora de ter um sangramento no início da gestação, e nunca sabem concluir se é normal ou considerado perigoso. Essas dúvidas acabaram, nesse artigo te ajudaremos a entender mais sobre o sangramento na gravidez.

Devo me preocupar?

Já dissemos aqui a importância do acompanhamento médico após a confirmação da gestação, essa atitude te manterá mais conectado e por dentro do crescimento do seu bebê. Sendo assim, quando ocorrer algum sangramento no período da gravidez é de suma importância que você recorra ao seu médico.

Embora o aconselhável é procurar o especialista imediatamente, alguns estudos tranquilizam as mamães dizendo que nos primeiros meses é normal que ocorram pequenos sangramentos. Voltando a dizer que cada caso é um caso, contudo necessita de acompanhamento médico que descarte qualquer hipótese desesperadora e te tranquilize!

O que significam esses sangramentos?

Como dito antes, nos primeiros meses não é considerado perigoso uma vez que o útero está se preparando para fecundar o embrião, e participar de todo um processo de ‘migração’, essa ação pode causar rompimento de alguns vasos sanguíneos.

Hemorragia Vaginal

Ainda nesse mesmo sentido, encontra-se esse termo “Hemorragia Vaginal” para representar o que foi descrito acima. Alguns médicos alertam para causas que levam  a esses sangramentos, dentre eles são:

  • Ameaças da perda real do bebê
  • Gravidez ectópica ( embrião implantado nas trompas, colo do útero ou ovário)
  • Placenta baixamente inserida
  • Início de trabalho de parto

Algumas dúvidas podem surgir quando esses pequenos sangramentos aparecem ainda mais quando a mamãe está nas primeiras semanas de gestação, assim sendo vamos desmistificar a dúvida da maioria das mamães.

Sangramento no primeiro trimestre:

Como dissemos anteriormente, o sangramento no início da gestação é considerado normal pois o útero está se preparando para fecundar o embrião e abrigar o bebê.

No segundo trimestre

A partir dos três meses, o sangramento na gravidez é incomum e pode indicar descolamento da placenta, aborto espontâneo, placenta de inserção baixa (placenta que se implanta perto do colo do útero), ou um ferimento no útero e vagina causado pelo contato íntimo.

Sangramentos preocupantes, geralmente, são acompanhados de outros sinais de alerta, como dor abdominal, febre ou diminuição dos movimentos fetais, por exemplo.

No terceiro trimestre

Quando o sangramento acontece após as 24 semanas de gestação, já pode indicar sinais de trabalho de parto prematuro, apesar de também poder estar relacionado a alguns problemas, como placenta prévia ou descolamento da placenta.

Neste período também é frequente que a mulher apresenta sangramento após o contato íntimo, uma vez que o canal de parto se torna mais sensível, sangrando com mais facilidade.

Seja qual for a causa, o sangramento na gravidez deve ser diagnosticado e cuidado, por isso é importante observar sintomas e realizar os exames físicos e a ultrassonografia quando solicitados pelo médico. Não use absorvente interno ou tenha relações sexuais enquanto estiver sangrando. Se o sangramento for volumoso e vier acompanhado de cólica ou uma dor intensa, e você apresentar febre ou calafrios, tonturas ou desmaios, é necessário buscar ajuda.

É normal sentir cólica quando tenho sangramentos na gestação?

Cólica na gravidez com 6 meses ou em qualquer fase da gestação é normal. Mas, independentemente do tempo de gestação, se a cólica vier mais forte, acompanhada de corrimento, sangramento ou febre, é muito importante a intervenção médica o quanto antes.

Quando deve ser considerado perigo?

Caso a mulher apresenta sangramentos recorrentes, com grandes quantidades e acompanhado de cólica, é recomendado que procure seu médico.

Cuidados

Após o diagnóstico médico e a informação da origem da hemorragia vaginal só assim a progressão para os cuidados. É importante dizer que nenhuma mulher grávida deve se automedicar, portanto consulte seu médico.

Fora essa indicação o recomendado é que a mulher gestante:

  • Faça repouso;
  • Atividades físicas leves;
  • Respire fundo, principalmente nos momentos de cólica;
  • Mude de posição (só quem foi mamãe sabe a dificuldade que é dormir e relaxar devido ao peso da barriga, por isso tente encontrar um boa posição, que aliviam a pressão);
  • Faça uma boa alimentação- o que a mamãe consome é suma importância para o bem estar físico e saúde dela e do bebê;
  • Monitorar sempre a sua pressão arterial também é o recomendado entre os médicos, além dos sangramentos e cólicas a pressão é outro indicativo que deverá ser avaliado e caso esteja alterado- ir ao médico.

Você conhece a Associação Guadalupe?

A Associação Guadalupe oferece o Projeto Futuras Mães, que tem por objetivo cuidar de gestantes que vivem em condições sociais e emocionais desfavoráveis. Estas mulheres recebem assessoria de uma equipe multiprofissional, bem como palestras sobre o melhor cuidado para o bebê, aleitamento materno, sustentabilidade e outros tópicos.

A Associação Guadalupe promove o Projeto Futuras Mães para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Com patrocínio da EDP Brasil e apoio do Instituto EDP, este projeto consiste em oferecer às gestantes atendidas pela Entidade, atividades que possibilitem a geração de renda, profissionalização e aumento da autoestima. O projeto consiste em oferecer acolhimento integral transitório às gestantes em vulnerabilidade e/ou em situação de risco pessoal no ambiente onde vivem, possibilitando um período gestacional sadio.

Enfim, desde que foi gestada, a Associação Guadalupe nutre um sonho: ter uma sede própria para receber as gestantes. Um local adaptado para oferecer nosso carisma em sua plenitude. Em novembro de 2018 o primeiro passo deste sonho se tornou realidade. Através do apoio, a Prefeitura de São José dos Campos fez a doação de um terreno à entidade. Contamos com o apoio de benfeitores, esperando em Deus que essa obra seja concluída, pois será de grande valia para levar o projeto em frente, uma vez que sem ajuda não conseguimos crescer e são muitas mamães que dependem de nós.

Te convido a conhecer nosso Blog  e nossa última matéria Cuidados após descobrir a gestação, temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos da maternidade.