Febre em bebê: qual motivo? o que fazer?

Aqui no Blog – Associação Guadalupe nós sempre comentamos o quanto a chegada de um bebê pode causar alegria e euforia na família, não é mesmo? Nossa missão aqui no blog é orientar as mamães (principalmente aquelas de primeira viagem) sobre a maternidade e tudo o que ela pode oferecer.

Ter um bebê, é ter alegria, euforia, e preocupação! Quando nossos pequenos ficam doentes ficamos à deriva sem saber o que fazer e como ajudar, aqui no Blog – Associação Guadalupe  você tem todas as dicas e orientações que precisa saber para levar uma maternidade mais leve e sem muitas preocupações.

Hoje vamos falar sobre a febre em bebês, por que será que isso acontece, quando é preocupante e o que fazer? Vamos lá? Antes, dê uma passadinha lá no blog para ler nossa última matéria: Por que alguns bebês se assustam tanto?

O que pode causar febre em criança?

Algumas vezes já falamos aqui no Blog – Associação Guadalupe  o quanto os bebês são frágeis e sensíveis, assim sendo muitas vezes a febre pode indicar resfriados, otites, amigdalites, pneumonias ou infecções urinárias. Normalmente esses sintomas duram de três a quatro dias, caso não pare e apareçam outros sintomas a recomendação é ir ao hospital ou marcar um pediatra.

Afinal, o que é otites e amigdalites? Esses termos podem ser novidade para algumas mamães então vamos ver o que significa:

Otites:

Otite é um termo médico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido que causa dor e incômodo ao paciente. Ela costuma ser causada por fungos e bactérias que acabaram entrando no ouvido ou que foram levados até lá por meio de instrumentos como cotonetes e o dedo.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média por 10 dias. Por fim, a otites pode durar de três a quatro dias, se aparecer outros sintomas a recomendação é ir ao médico.

Amigdalites:

Amigdalites também é uma inflamação que atinge as amígdalas, localizadas no fundo da boca, é causada por uma infecção viral, os sintomas incluem dor de garganta, dificuldade em engolir e sensibilidade nos gânglios linfáticos.

O tratamento é o mesmo medicamentos e antibióticos.

Quando a febre do bebê é preocupante?

Muitas vezes ficamos em dúvida quando a febre é preocupante ou não, quando devemos levar ao médico e até mesmo a temperatura que devemos acionar o sinal de alerta.

Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.

Quais outros sintomas podem estar associados:

• Diarreia;
  • Vômito;
  • Sonolência;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Choro;
  • Gemidos;
  • Abatimento;
  • Alteração de apetite.

Algo importante que também vale a pena destacar é que as vacinas também causam reações e dentre elas a febre.

O que fazer quando o bebê está com febre?

A primeira coisa a se fazer é observar e medir a temperatura, e entender o que levou o bebê a estar com febre, pode ser um resfriado, uma inflamação ou reação a vacina, assim sendo o tratamento é feito com:

• Antitérmicos;
  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Banho morno;
  • Repouso;
  • Ingestão de água;
  • Alimentação leve ou conforme orientação médica.

Esse tratamento é recomendado para os casos onde se é esperado o bebê ter febre, caso seu bebê tenha tido febre do nada sem nenhum outro sintomas o mais importante é levar ao médico antes de ser medicado.

Dicas para aliviar a febre do seu bebê:

Para baixar a febre do bebê é aconselhado:

• Retirar o excesso de roupas do bebê;
  • Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;
  • Dar um banho no bebê com água morna;
  • Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Se a temperatura não baixar com estas dicas em cerca de 30 minutos é recomendado ligar ao pediatra para saber se pode dar remédio para o bebê.

Os remédios só devem ser usados sob indicação do médico ou do pediatra e geralmente são indicados antitérmicos como, Acetominofeno, Dipirona, Ibuprofeno de 4 em 4 horas, por exemplo.

Quando há sinais de inflamação o médico pode receitar o uso combinado de Paracetamol e Ibuprofeno em doses intercaladas, a cada 4, 6 ou 8 horas. A dose varia de acordo com o peso da criança, por isso deve-se estar atento à quantidade certa.

Associação Guadalupe: o que fazemos?

A Associação Guadalupe oferece o Projeto Futuras Mães, que tem por objetivo cuidar de gestantes que vivem em condições sociais e emocionais desfavoráveis. Estas mulheres recebem assessoria de uma equipe multiprofissional, bem como palestras sobre o melhor cuidado para o bebê, aleitamento materno, sustentabilidade e outros tópicos.

A Associação Guadalupe atende mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional durante a gravidez. Essas gestantes recebem auxílio especializado de uma equipe multiprofissional, abrangendo áreas como nutrição, ginecologia/obstetrícia, psicologia, assistência social, enfermagem, odontologia, pediatria e outras. Além disso, também são oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e sustentabilidade.

Te convido a conhecer nosso Blog, temos como objetivo capacitar as futuras mamães e mantê-las informadas sobre os acontecimentos da maternidade.