Puerpério e o cuidado da saúde mental:

Basicamente tudo em nossa vida são fases, nós somos compostos por fases, assim sendo a maternidade também passa por fases diferentes e são elas que nos amadurecem e nos ensinam. Hoje, vamos ver quais são as principais fases da maternidade e como devemos cuidar da nossa saúde mental nesta nova etapa.

Em nosso Blog, já temos uma matéria falando de alguns cuidados que devemos ter para cuidarmos do nosso emocional Restrições do pós parto e como lidar com as emoções: – Associação Guadalupe a maternidade tem seus desafios e precisamos estar sempre preparadas, fisicamente e emocionalmente, não é mesmo mamãe?

Fases da maternidade:

Mãe é mãe, mesmo depois que o filho cresce, constitui família e se torna um adulto (a) nós continuamos sendo mães, nos preocupando, cuidando (mesmo de longe), estou certa? Pois bem, as fases da maternidade são justamente essas:

• Gravidez;
  • O puerpério;
  • Mãe de criança;
  • Mãe de adolescente;
  • Mãe de adulto.

O que é o puerpério?

O puerpério é o período que se inicia logo após o parto e dura aproximadamente seis semanas, durante o qual o corpo da mulher passa por várias mudanças físicas e emocionais após o término da gestação. Durante esse período, o útero retorna ao seu tamanho normal, ocorre a involução dos órgãos reprodutivos, e o corpo se recupera das alterações ocorridas durante a gravidez e o parto.

Além das mudanças físicas, o puerpério também envolve ajustes emocionais e hormonais. Muitas mulheres podem experimentar oscilações de humor, sentimentos de tristeza, irritabilidade e até mesmo a chamada “baby blues”, que é uma forma leve de depressão pós-parto caracterizada por sentimentos de tristeza e choro fácil. É importante que a mulher receba apoio emocional durante esse período.

Durante o puerpério, a mulher também pode enfrentar desafios na amamentação, como a dor nos seios e a aprendizagem do bebê em mamar corretamente. Nesse período, é essencial contar com o suporte de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiras obstetras, que podem fornecer orientações e auxiliar na resolução de problemas relacionados à amamentação.

Além disso, é importante destacar que o puerpério é um momento de grande demanda física e emocional para a mulher, e é essencial que ela tenha tempo para descansar, se alimentar adequadamente e se recuperar do parto. É comum que haja restrições nas atividades físicas e é recomendado evitar esforços excessivos durante esse período.

É fundamental que a mulher realize consultas de acompanhamento pós-parto com seu médico ou profissional de saúde para garantir que a recuperação esteja ocorrendo de forma saudável e identificar qualquer problema que possa surgir. Caso a mulher apresenta sintomas de depressão pós-parto mais intensos e duradouros, é importante buscar ajuda médica especializada, pois essa condição requer tratamento adequado.

Cada mulher vivencia o puerpério de maneira única, mas em geral, é um período de adaptação e cuidado tanto para a mãe quanto para o bebê, proporcionando uma transição gradual para a nova rotina da família.

Fases do puerpério:

O puerpério, também conhecido como período pós-parto, é o período de recuperação que ocorre após o parto. Durante esse período, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças físicas e emocionais à medida que se adapta à sua condição pré-gravidez. O puerpério é geralmente dividido em três fases principais:

1. Puerpério imediato: Essa fase ocorre nas primeiras 24 horas após o parto. Durante esse período, o útero começa a se contrair e voltar ao seu tamanho normal, e a mulher pode experimentar sangramento vaginal, conhecido como loquiação. Também podem ocorrer mudanças hormonais, como a queda dos níveis de estrogênio e progesterona, o que pode levar à sudorese, oscilações de humor e sensações de tristeza ou euforia. A mãe também pode iniciar a amamentação nessa fase.

2. Puerpério tardio ou mediato: Essa fase ocorre aproximadamente do segundo ao sexto dia após o parto e dura até cerca de 6 semanas. Durante esse período, o útero continua a se contrair, e o sangramento vaginal diminui gradualmente até cessar. É comum que a mãe experimente alterações físicas, como desconforto nos seios, vazamento de leite e possíveis problemas de amamentação. Além disso, ela pode enfrentar desafios emocionais, como mudanças de humor, fadiga e preocupação com o cuidado do bebê.

3. Puerpério tardio ou remoto: Essa fase ocorre a partir da sexta semana após o parto e pode durar até vários meses. Durante essa fase, o corpo da mulher continua a se recuperar e voltar ao seu estado pré-gravidez. O útero retorna ao tamanho normal, e as alterações hormonais gradualmente se estabilizam. A mãe pode começar a se sentir mais energizada e recuperada fisicamente. No entanto, podem persistir algumas questões emocionais, como a adaptação ao novo papel de mãe, o equilíbrio entre as demandas do bebê e as próprias necessidades e possíveis sentimentos de sobrecarga.

É importante ressaltar que essas fases podem variar de mulher para mulher e cada pessoa pode vivenciar o puerpério de maneira diferente. Além disso, o suporte e cuidado adequados durante esse período são fundamentais para a saúde física e emocional da mãe e do bebê.

Com todas essas fases vimos a importância de cuidar do nosso emocional, pois a demanda é grande e as alterações hormonais e emocionais também. Peça ajuda e procure um profissional quando se sentir sobrecarregada, e entenda que é normal se sentir cansada, se permita sentir e descansar.