Como os brinquedos podem ajudar no aprendizado da criança?

Recentemente, saiu um artigo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento do bebê lá no blog e hoje daremos continuidade a esse assunto, mas de uma forma diferente, entendendo um pouquinho mais a função dos brinquedos no aprendizado. Vamos lá?

Qual o objetivo dos brinquedos no aprendizado das crianças?

Em um outro artigo do Blog falamos um pouco sobre as atividades lúdicas e a importância dessa ludicidade para o desenvolvimento das crianças. Pedagogos e até mesmo os responsáveis que têm conhecimento das atividades lúdicas, usam os brinquedos como forma de materializar a aprendizagem.

Por isso os brinquedos possuem um papel tão importante na educação infantil, através dele podemos tornar real aquilo que falamos, e ensinar de forma prática sobre determinados assuntos.

Além de tudo, aprender brincando desperta e incentiva nas crianças diversas habilidades, como a criatividade, a autonomia, a socialização, a linguagem, a curiosidade, a concentração e o raciocínio lógico.

Brinquedos afetivos: o que é?

Como sempre falamos aqui no Blog, os bebês passam por fases e cada uma dessas fases são marcadas por alguns acontecimentos. Quando apresentamos os brinquedos pela primeira vez ao bebê, toda essa movimentação desperta curiosidade na criança e quase sempre se apegam a um brinquedo específico.

Mas por que isso acontece? Quem nunca ouviu uma mãe dizer ‘meu filho não larga o bichinho de pelúcia’?  As pesquisas caracterizam esse comportamento como brinquedos afetivos, onde a criança consegue no bichinho de pelúcia lidar melhor com ansiedade, angústia e até ausência materna em alguns casos.

Qual é a diferença entre brinquedos pedagógicos e brinquedos educativos?

O brincar está e deve estar presente dentro e fora da escola, e assim sendo temos dois tipos de brinquedos que participam desse momento:

• Brinquedos pedagógicos: como o próprio nome diz, os brinquedos pedagógicos são usados para a aprendizagem da criança na escola, sempre voltados para gerar resultados na alfabetização da criança.

Alguns exemplos de brinquedos pedagógicos são:

1. Brinquedos de construir;
  2. Brinquedos musicais e Instrumentos;
  3. Quebra-cabeça.
  • Brinquedos educativos: Os brinquedos educativos são capazes de ensinar e desenvolver certas habilidades nas crianças enquanto elas brincam, na base de tentativa e erro, sempre de maneira divertida e encorajadora.

Quais os tipos de brinquedos educativos?

Móbiles

Os móbiles são excelentes recursos para estimular os sentidos da visão e da audição, nos primeiros meses de vida da criança e podem ser colocados tanto no berço quanto no carrinho. As cores, os sons e os movimentos desse tipo de brinquedo chamam a atenção do bebê. Os modelos musicais, em geral, contêm sons calmantes, que produzem a sensação de conforto e relaxamento ao pequeno.

Tapetes coloridos

Em torno dos 4 meses, quando o bebê começa a rolar e permanecer de bruços, os tapetes coloridos passam a ter grande utilidade. Ao mesmo tempo em que a criança fortalece a musculatura dos ombros e do pescoço, na posição de barriga para baixo, ela explora o ambiente em que está. Além disso, o pequeno aprimora a visão e o tato, enquanto brinca no tapete com suas formas e figuras coloridas. Temos uma matéria sobre o tapete de atividades, confira: Para que serve o tapete de atividades para os bebês? – Associação Guadalupe

Chocalhos

Assim que os bebês começam a pegar objetos, chocalhos são itens ideais, já que estimulam a audição e fornecem os primeiros sinais de autonomia — a criança começa a assimilar que o movimento que ela faz com o brinquedo precede o som.

Bichinhos de pano ou de borracha maleável e os demais brinquedos coloridos que o bebê possa manusear, agitar e morder são indicados para essa fase. Entre eles, os mordedores ainda ajudam a amenizar o desconforto que antecede a primeira dentição.

Brinquedos de empilhar e encaixar

Em torno de um ano, quando os bebês já têm mais facilidade em manusear os objetos, uma ótima opção são os brinquedos de empilhar e encaixar, como blocos de montar, argolas e peças com diferentes formas geométricas. Esses itens favorecem o raciocínio e a coordenação motora fina.

Brinquedos que induzem ao movimento

Bolas, triciclos, carrinhos e todos os outros recursos que levam a criança a se movimentar são boas escolhas. Os pequenos precisam gastar energia, por que isso eles têm de sobra, não é mesmo? Outro ponto positivo é que esse tipo de brincadeira pede mais interação com outras pessoas, o que faz bem para a socialização.